Título: `NÃO FOMOS EFICIENTES PARA BARRAR FRENTE ANTI-PT¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 5

Genoino critica condução da campanha e Delúbio Soares acusa Marta de pôr interesses futuros na disputa

SÃO PAULO. Por mais que tenha tentado poupar a prefeita Marta Suplicy e seu comando de campanha da responsabilidade pela derrota do PT na maior cidade do país, o presidente nacional do partido, José Genoino, admitiu que o PT foi ineficiente na condução da eleição em São Paulo. Já o secretário nacional de Finanças do PT, Delúbio Soares, disse que Marta jogou seus interesses futuros em relação a 2006 na campanha deste ano.

¿ Tentaram estigmatizar o PT com alguns preconceitos incentivados em parte da população. Evidentemente não fomos eficientes para desmontar esta frente anti-PT ¿ disse Genoino.

Genoino cita derrota em Porto Alegre

Ele afirmou que a frente anti-petista não se formou só em São Paulo e citou outra derrota emblemática para o partido, Porto Alegre, onde os petistas foram derrotados após 16 anos na prefeitura:

¿ Em Porto Alegre, por exemplo, foram nove partidos unidos contra o PT.

A frase do presidente petista exemplifica um sentimento geral, exposto em conversas reservadas por integrantes da direção nacional do PT: Marta e seus auxiliares cometeram erros graves que levaram à derrota. Delúbio Soares foi um dos poucos com coragem para dizer publicamente que Marta errou. Segundo ele, a prefeita priorizou a eleição ao governo do estado de 2006 ao decidir as linhas da campanha deste ano.

¿ Muita gente pôs interesses futuros neste processo eleitoral. Isso também é outra coisa que aconteceu em São Paulo ¿ afirmou Delúbio.

Ele se referia à decisão tomada pela prefeita e seu grupo de campanha, formado por Valdemir Garreta, Jilmar Tatto, Rui Falcão e Luís Favre, de recusar um candidato a vice do PMDB.

O acordo com o PMDB foi articulado pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu, e Marta o interpretou como uma tentativa de tirá-la da disputa pela vaga petista na campanha estadual de 2006. A prefeita chegou a chamar de urubus integrantes da direção nacional que criticavam a condução da campanha em São Paulo. Embora tenha admitido a ineficiência da coordenação de campanha de Marta, Genoino se esforçou para poupar a prefeita de responsabilidade:

¿ Falhas podem ter ocorrido, detalhes. Mas foi uma campanha acertada, correta.

Segundo Genoino, a prefeita sai da disputa com um grande capital eleitoral.

¿ Foi a maior votação que o PT sozinho teve em algumas regiões da cidade ¿ disse, referindo-se a bairros da periferia onde Marta bateu Serra.

Segundo ele, no segundo turno formou-se uma frente anti-PT que contou com apoio velado até dos partidos que se declararam neutros na segunda fase da disputa. A prefeita teria sido vítima de ¿sentimentos difusos¿ em relação ao PT e do machismo que impera na política.

¿ No primeiro turno essa frente teve uma dificuldade de se constituir e ficou mais visível no segundo turno. O adversário foi mais eficiente para fazer uma campanha muito mais anti-PT do que afirmando projetos próprios de políticas públicas ¿ disse Genoino. ¿ Marta é uma pessoa muito transparente. Isso (arrogância) não é fator decisivo na campanha, mas houve uma exploração política. Política no Brasil tem um traço machista e se incentivou um preconceito.

Já Delúbio enxergou a repetição da falta de habilidade na composição de alianças.

¿ Por isso perdemos no segundo turno: não conseguimos ampliar ¿ disse o tesoureiro.

Genoino admitiu também que a campanha de Marta pecou ao não buscar apoio das classes média e alta.

¿ Não aumentamos nosso percentual em segmentos médios e entre os mais ricos¿ disse o presidente do partido.

Dirceu fez falta, diz dirigente petista

Segundo um dirigente petista, a falha não teria acontecido se Marta tivesse aceitado ajuda de Dirceu, coordenador da campanha impecável de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

¿ Quando o Lula assumiu a linha paz e amor, estava dialogando com a classe média. Quando fizemos a Carta ao Povo Brasileiro, falávamos com a elite, com os empresários e homens do setor financeiro.

Outro integrante da cúpula petista também faz críticas pesadas ao processo.

¿ O PSDB tirou a nossa vitória mais importante: São Paulo, e com isso, cresceu mais que poderíamos deixar. E justamente onde tivemos um ótimo governo. Mas isto não foi mostrado. Vamos apurar melhor isso, inclusive a influência do governo Lula e os erros todos. Nós faremos um balanço mais amplo, com certeza.