Título: EUA PEDEM AJUDA À EUROPA E CONTAM CORPOS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 05/09/2005, O Mundo, p. 18

NOVA ORLEANS. Seis dias depois da passagem do furacão Katrina pelo Sul dos EUA, pela primeira vez um alto funcionário do governo admitiu ontem que há milhares de mortos, e finalmente os cadáveres começaram a ser recolhidos e contados. Até então a prioridade era remover sobreviventes e recuperar a segurança. Com a chegada de milhares de soldados, diminuíram a violência e a desordem em Nova Orleans. Nada menos que 54 mil militares estão envolvidos em operações na região.

Também ontem pela primeira vez foi anunciado que o governo do país mais rico do mundo pediu ajuda externa ¿ ao Canadá, à União Européia (UE), à Otan e à ONU.

Apenas autoridades dos estados castigados pelo furacão vinham falando em milhares de mortos. Mas ontem o secretário de Saúde e Assistência Social, Michael Leavitt, declarou:

¿ Acho que é evidente que são milhares. Para mim está claro que se trata de uma circunstância terrivelmente difícil e profundamente trágica.

Já o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff, que coordena as ações, afirmou:

¿ Quando retirarmos a água de Nova Orleans, vamos descobrir pessoas que morreram escondidas em suas casas, que foram apanhadas pela inundação. Pessoas cujos restos serão encontrados nas ruas. Será uma cena tão terrível quanto se pode imaginar.

A maioria das mortes teria sido causada por afogamento e desabamentos, mas há ainda mortes por exaustão, por falta de assistência ¿ no caso de doentes em hospitais ¿ e em crimes ocorridos principalmente em Nova Orleans, que se tornara uma cidade sem lei.

Revoltado com a demora da chegada de ajuda, Aaron Broussard, presidente do distrito de Jefferson, ao sul de Nova Orleans, afirmou:

¿ Não foi apenas Katrina que causou todas essas mortes em Nova Orleans. A burocracia também cometeu assassinatos.

O governo informou ter pedido ao Canadá camas, cobertores, toalhas e material médico. O Canadá enviará quatro navios carregados de suprimentos e ainda 91 mil barris de petróleo por dia. A agência canadense de saúde pública disse que poderá ser enviado um hospital móvel e que o material já reunido inclui sete mil cobertores e seis mil pares de luvas cirúrgicas.

A ONU disse que os EUA aceitaram sua ajuda e que enviou uma equipe para coordenar a assistência a estrangeiros e o socorro internacional, que envolve 60 países. A Otan e a UE disseram que atenderão a um pedido emergencial que inclui 500 mil refeições pré-preparadas. Barbara Helfferich, porta-voz da Comissão Européia, afirmou:

¿ Se o pedido tivesse sido feito antes, poderíamos ter agido mais cedo.

Segundo relatos, 200 policiais abandonaram seus serviços em Nova Orleans por se sentirem impotentes diante da crise.

Ao visitar um centro de assistência médica no aeroporto de Nova Orleans, o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, disse:

¿ Vai levar muitos meses, e chegará a anos, para se recuperar essa área.

Em mensagem na internet, a al-Qaeda considerou o Katrina um prova da ¿fúria de Alá¿.