Título: Senadores também entram no caso e pedem afastamento de deputado
Autor: Lydia Medeiros e Isabela Martin
Fonte: O Globo, 06/09/2005, O País, p. 4

Presidente do Senado, Renan evita comentar mas pede investigação rápida

BRASÍLIA e FORTALEZA. As denúncias contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), causaram preocupação também no Senado e foram o assunto predominante nos discursos de parlamentares da oposição. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), evitou comentar o teor das acusações, argumentando que precisa tratar do caso com isenção, mas pediu rapidez no esclarecimento dos fatos.

¿ O presidente Severino pediu para que tudo fosse investigado na Câmara e na Polícia Federal. As instituições estão funcionando e elas devem dar as respostas que a sociedade quer. Temos de investigar à exaustão ¿ afirmou Renan.

O senador Jefferson Peres (PDT-AM) sugeriu em Fortaleza que Severino se afaste da função até a apuração da denúncia.

¿ A situação do presidente da Câmara já vinha se deteriorando há algum tempo devido a posições e declarações muito infelizes dele. Com essa denúncia, que o envolve num ilícito gravíssimo, piora muito. Creio que o afastamento dele se impunha ¿ disse Peres.

O senador completou:

¿ Ele próprio deveria ter pedido o afastamento até o fim das investigações. Se não fizer isso, só resta o caminho de representar ao Conselho de Ética para iniciar um processo de impeachment. Já que não existe a figura da destituição do presidente, tem que se tentar tirar-lhe o mandato.

Senador pede suspensão do uso da Ordem do Rio Branco

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), que é diplomata licenciado, também defendeu o afastamento de Severino do cargo e leu em plenário requerimento ao ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, pedindo que o Itamaraty suspenda o direito de o deputado usar a comenda da Ordem do Rio Branco, entregue a ele semana passada.

Virgílio argumenta que, como membro da Ordem, tem o dever de respeitar a insígnia e invoca o artigo 6º do regulamento, que prevê a suspensão do direito de uso ¿pela prática de atos contrários ao sentimento e à honra nacional¿.

¿ O afastamento (de Severino) é o que se pode propor diante da gravidade dos fatos, inclusive por seu comportamento público nas ocasiões em que vêm à tona denúncias investigadas por comissões parlamentares de inquérito ¿ justifica.

O líder tucano recusou as críticas de quem atribuiu ao PSDB a responsabilidade pela eleição de Severino. Segundo ele, os culpados são o PT e o presidente Lula, que não conseguiram articular a escolha de um candidato petista.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi mais duro e defendeu a abertura de um processo para a cassação do mandato de Severino, caso se comprovem as denúncias de que recebia propinas de um prestador de serviços da Câmara. Para Dias, não basta afastar o deputado do cargo, como pediram ontem os partidos de oposição na Câmara.

¿ A situação se agravou a tal ponto que há que se adotar medidas mais rigorosas, ou estaremos justificando a generalização, em todo o país, de que o Congresso é uma vergonha ¿ afirmou Dias.