Título: EMPRESÁRIO NEGA TER PAGADO PROPINA
Autor:
Fonte: O Globo, 06/09/2005, O País, p. 5

Comissão não pergunta a Buani se Severino pediu dinheiro

BRASÍLIA. Em depoimento ontem à Comissão de Sindicância Administrativa da Câmara, o empresário Sebastião Augusto Buani negou ter pagado propina ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), entre março e novembro de 2003, quando o deputado era primeiro-secretário da Casa. Buani disse não ter sido ele o autor das denúncias publicadas nas revistas no fim de semana sobre a suposta propina paga a Severino.

¿ Nunca paguei propina a ninguém. Não tenho dinheiro nem para pagar minhas contas, quanto mais para pagar propina ¿ disse Buani ao deixar a sala da comissão.

No depoimento, Buani afirmou desconhecer a existência de um manuscrito, do qual supostamente seria o autor e que detalharia o esquema de pagamento de propina a Severino. Esse manuscrito é apontado como peça-chave da denúncia e incriminaria Severino. O empresário disse que, pelo que soube pelo noticiário de jornais e revistas, foi um ex-funcionário seu, Iseilton Carvalho, quem procurou os meios de comunicação e ofereceu a denúncia em troca de dinheiro:

¿ Tomei conhecimento de que um ex-funcionário teria oferecido a denúncia em troca de dinheiro, de vantagens financeiras. E eu nem demiti o Iseilton, ele pediu demissão. Mas não tenho certeza de que foi ele.

No depoimento, porém, não foi perguntado ao empresário se, alguma vez, Severino o procurou para pedir dinheiro em troca do não pagamento de dívidas com a Câmara. Na entrevista, Buani disse que somente na Polícia Federal e na Justiça responderia a essa pergunta. O advogado de Buani, Sebastião Coelho, disse que, nas reportagens do fim de semana, "um fato ou outro tem procedência".