Título: PARA FH, PT NÃO VOLTARÁ AO PODER POR DEZ ANOS
Autor: Ilimar Franco e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 06/09/2005, O País, p. 8

Ex-presidente diz que Lula é patético ao fazer erros históricos

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que, com as condições difíceis que terá de enfrentar para se recuperar do desgaste provocado pelas denúncias de corrupção, o PT não conseguirá voltar ao governo pelo voto popular por pelo menos dez anos.

¿ Depois do que diziam durante anos e anos, e de repente você vê que o conjunto de sua cúpula estava imerso em um lodaçal, fica difícil recuperar. Acho difícil que o PT recupere completamente pelo menos a possibilidade de voltar ao governo pelo voto popular nas próximas eleições e nos próximos dez anos, talvez ¿ disse, em entrevista que vai ar hoje no programa ¿Diário da manhã¿, da Rádio Cultura FM.

Fernando Henrique criticou o que chamou de incapacidade do partido para excluir os responsáveis pela corrupção.

¿ Preocupa-me a incapacidade demonstrada de até excluir dos quadros partidários pessoas definidas por eles próprios como os responsáveis por um mar de corrupção. Se o partido não tiver condições de fazer nem isso, como vai se apresentar ao eleitorado e ao povo? Não tem como! ¿ afirmou.

FH: sem dar explicações, Lula é ¿rainha da Inglaterra¿

Do presidente Lula, Fernando Henrique cobrou explicações sobre a crise. Se não houver explicação, criticou, Lula não governa, é ¿rainha da Inglaterra¿.

¿ O presidente tinha que dizer: ¿Alguma coisa eu sei, tanto que demiti fulano, demiti beltrano¿. Ou o presidente, como se diz na linguagem mais simples, era rainha da Inglaterra e, nesse caso, sendo rainha da Inglaterra, ele não tem como governar, ou vai ter que arranjar um outro primeiro-ministro.

Para o ex-presidente, que governou de 1995 a 2002, a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara é um exemplo da perda de capacidade de comando do governo Lula. Disse que Lula é patético quando comete equívocos históricos ao se comparar aos ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e Juscelino Kubistchek.

¿ Ele erra muito na História. Uma coisa que fica patético, não é? Que erre um pouco menos, meu Deus do céu! Não têm sentido essas comparações. As situações são completamente diferentes umas das outras e a dele em especial. Não tem sentido! O público mais simples não conhece a História nem entende o que ele está falando. O público que tem noção diz ¿Meu Deus, o que é isso, assim não dá.¿

Fernando Henrique negou mais uma vez que vá disputar a sucessão de Lula e disse que ainda não é hora de o PSDB escolher seu candidato.

¿ Temos pela frente uma caminhada longa antes de decidir quem será o candidato. A vantagem é que temos três ou quatro. Estou excluído, mas os outros são muito bons ¿ diz.