Título: GENOINO DIZ QUE DELÚBIO TINHA TOTAL AUTONOMIA
Autor: Helena Frazão e jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 06/09/2005, O País, p. 9

Ex-presidente do PT e ex-tesoureiro depõem na Polícia Federal

SÃO PAULO e CURITIBA. O ex-presidente nacional do PT José Genoino afirmou ontem, em depoimento à Polícia Federal (PF), que o ex-tesoureiro Delúbio Soares tinha total autonomia na área financeira do partido. Genoino foi ouvido por carta precatória, como testemunha num inquérito sobre uma remessa de dinheiro de caixa dois do PT nacional para o diretório estadual do Maranhão em 2004.

Delúbio depõe hoje na PF em São Paulo. Genoino e o ex-tesoureiro foram citados no inquérito por integrantes do diretório estadual do PT que, em janeiro, participaram de uma reunião na qual o tesoureiro do partido no Maranhão, Luiz Henrique Souza, teria dito que recebera dinheiro do PT nacional numa mala. O emissário seria Delúbio e teriam sido repassados R$327 mil.

O PT anunciou ontem que reiniciará parte das apurações sobre Delúbio. O objetivo é eliminar as falhas que impediram a votação de sua expulsão na reunião de sábado do Diretório Nacional. Foi marcada para o próximo dia 13 uma nova oitiva com testemunhas do caso.

Serão ouvidos novamente o secretário-geral, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), o tesoureiro, deputado José Pimentel (PT-CE) e três testemunhas, cujos nomes estão sob sigilo.

Ricardo Berzoini defendeu em Curitiba a responsabilização dos culpados proporcionalmente ao erro cometido.

¿ A liminar obtida pelo ex-tesoureiro do PT apenas adiou sua expulsão por, no máximo, mais um mês ¿ disse Berzoini.

COLABOROU Ana Paula de Carvalho, especial para O GLOBO

www.oglobo.com.br/pais