Título: PF vasculha casas e escritórios de Duda
Autor: Helena Frazão e jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 06/09/2005, O País, p. 9

Nas buscas, agentes estavam acompanhados de auditores da Receita Federal

SALVADOR, SÃO PAULO e BRASÍLIA. Agentes da Polícia Federal e auditores da Receita Federal cumpriram no início da manhã de ontem mandado de busca e apreensão no escritório, na residência e num sítio do publicitário Duda Mendonça na Bahia. Em São Paulo, a PF fez buscas e apreensão de documentos na sede da empresa Duda Publicidade e no Centro de Estratégias Políticas (CEP), que pertence ao publicitário, e na casa de Zilmar Fernandes, sócia de Duda.

O mandado foi expedido pelo STF e faz parte do inquérito que investiga o esquema de corrupção por meio do pagamento de mesadas a parlamentares do PT e da base aliada do governo federal.

Na Bahia, foram apreendidos disquetes, documentos bancários, computadores, livros contábeis e agendas do publicitário, que podem conter evidências de movimentações financeiras ilícitas praticadas por Duda e Zilmar no esquema de desvio de recursos montado por Marcos Valério. A PF não informou o que foi recolhido em São Paulo. O trabalho deve continuar hoje.

Há cerca de um mês Duda e Zilmar compareceram espontaneamente à sede da PF em Salvador e forneceram seus endereços, mas nenhum dos dois tem sido encontrado nos domicílios informados.

Semana passada, o publicitário foi intimado a depor num processo penal, aberto no Juizado Especial Criminal de Salvador, que apura seu envolvimento em brigas de galo, mas também não compareceu.

Valério depôs novamente ontem à PF, em Brasília. Ao chegar, disse que não tinha qualquer revelação a fazer.

¿ Vejo muita especulação da imprensa ¿ afirmou.

O depoimento entrou pela noite. Valério foi intimado porque a PF tenta identificar o esquema de repasse de recursos para Duda, que, em depoimento, admitiu ter recebido R$10 milhões no exterior como pagamento de campanhas do PT.

COLABOROU Soraya Aggege