Título: TARSO DIZ TER VERGONHA DE ERROS DO PT
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 06/09/2005, O País, p. 10

`Nosso partido não é perfeito¿, afirma ele em manifestação pró-Lula

SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Numa resposta antecipada aos protestos contra o governo que a Força Sindical realiza hoje em São Paulo, petistas fizeram ontem a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa manifestação que reuniu duas mil pessoas na Praça da Matriz, em São Bernardo do Campo, principal palco das greves lideradas por Lula nos anos 70 e 80. O presidente do PT, Tarso Genro, admitiu ter vergonha dos erros cometidos no partido, pediu aos militantes para não baixarem a cabeça e provocou a oposição:

¿ Querem mostrar que Lula não tem como governar e abater a auto-estima dos operários. Não vamos baixar nossas cabeças. Nosso partido não é perfeito. Mas se (a oposição) quisesse investigar financiamento ilegal de campanha, por que não fez antes? ¿ disse ele.

Caminhada com ministro, líder e deputado

Antes, num ato simbólico, Tarso caminhou de braços dados com o líder do governo, Arlindo Chinaglia (SP); com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; e com o deputado Professor Luizinho, acusado de envolvimento no esquema do mensalão. Embalados pela música ¿Pra não dizer que não falei de flores¿, um dos hinos da resistência à ditadura, os manifestantes gritavam: ¿Lula, é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo¿. Em frente à igreja, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a ¿elite burguesa¿.

Segundo Tarso, a manifestação pró-Lula demonstra que o governo está sintonizado com os movimentos populares. Promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o ato contou com a participação de 40 entidades sindicais de São Paulo. O presidente do sindicato, José Lopez Feijoó, partiu para o ataque à oposição:

¿ A direita tenta desestabilizar o governo porque não aceita um governo que distribui renda e gera empregos.