Título: ECO-RESORTS TERÃO QUE CONSTRUIR REDE DE ESGOTO
Autor:
Fonte: O Globo, 06/09/2005, Rio, p. 18

Empresários ainda não apresentaram projeto

Se o projeto de construção de eco-resorts for levado adiante na Área de Proteção Ambiental (APA) de Marapendi, os empresários responsáveis pelo negócio terão que arcar com os custos de implantação da rede de esgoto no lugar. Segundo a Cedae, a região não está incluída no programa de saneamento da Barra.

Até agora, os empresários não apresentaram projeto de esgotamento sanitário para o local. No entanto, garantem que estão dispostos a pagar pelo saneamento.

De acordo com a Cedae, a previsão é implantar rede de esgoto apenas no outro lado da Lagoa de Marapendi, já que a APA até agora é pouco habitada. O empresário José Leão, um dos interessados no empreendimento, disse que o custo das obras faz parte do negócio. Ele afirmou que o programa sanitário não foi apresentado ainda porque será necessário fazer um levantamento sobre a taxa de ocupação hoteleira, para depois ser realizado um estudo de impacto ambiental.

¿ Nós sabemos que não vamos contar com a rede coletora da Cedae. Em hotéis em ilhas caribenhas, os próprios empresários são os responsáveis pelo saneamento.

Para o secretário da Associação de Moradores e Amigos do Parque Lúcio Costa, Azaury Junior, a falta de saneamento no local dificultará a implantação dos hotéis:

¿ Acabaram de urbanizar a área em frente à APA. Vão ter que quebrar tudo de novo para passar a rede de esgoto?