Título: PT JÁ DISCUTE ALTERNATIVAS SOBRE O FUTURO DE MARTA
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 9

Prefeita pode assumir Secretaria de Assuntos Institucionais e depois diretório do partido para ganhar `organicidade partidária¿

SÃO PAULO. Protagonista da pior derrota eleitoral do PT, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, pode assumir uma secretaria nacional do partido. Internamente, já há indicações para que ela assuma a Secretaria de Assuntos Institucionais do PT e, futuramente, a presidência do diretório estadual em São Paulo. O projeto político para a prefeita ainda não está decidido, mas há um consenso de que Marta precisa ganhar ¿organicidade partidária¿ e se aproximar dos municípios no interior. Os dois cargos têm essa característica.

Há rumores de que Marta ficará com a Secretaria de Relações Internacionais do PT. Ela é uma das três presidentes da Organização Mundial das Cidades, mas, com o fim do mandato, em janeiro, perde o cargo. Se presidir o diretório estadual, ela substituiria Paulo Frateschi, que seria transferido para o lugar de Delúbio Soares, tesoureiro nacional, que deixará o cargo.

¿ Marta tem capital político dentro e fora do governo ¿ disse o presidente nacional do PT, José Genoino.

Genoino: derrota precisa ser absorvida internamente

A prefeita ainda não se manifestou sobre seus interesses políticos. Ontem, saiu de casa com o marido, Luís Favre, por volta das 12h. Sua assessoria informou apenas que ela só retornará à prefeitura amanhã. Os rumores eram de que o casal seguira para a casa de seus padrinhos de casamento, o empresário Ivo Rosset e a psiquiatra Eleonora Mendes Caldeira. Na residência do casal, em Campos do Jordão, as informações eram de que a prefeita não estava.

O governo, porém, ainda não tem indicação de um lugar para Marta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só deverá falar em ajustes no Ministério depois do carnaval.

Em meio aos rumores sobre o futuro da prefeita, Genoino negou ontem a hipótese de Marta, que é vice-presidente nacional licenciada do PT, assumir seu lugar para que ele ocupe o Ministério da Defesa, no lugar de José Viegas, desgastado no governo. Genoino jamais ocuparia a Defesa, segundo ele, pois, como foi guerrilheiro, criaria mal-estar nas Forças Armadas:

¿ Jamais serei ministro. Eu quero ser eleito presidente do PT em 2005, pela via direta, e em 2006 disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Mas vou consultar meus companheiros.

A tese de Genoino sobre o futuro político de Marta é de que a derrota precisa primeiro ser absorvida internamente como responsabilidade coletiva. Ele descarta o fato de a prefeita ter seguido caminhos próprios na condução de sua campanha, sem corrigir os erros do primeiro turno apontados pela direção nacional.

Para Genoino, Marta saiu fortalecida da eleição, com um poderoso patrimônio político representando pela votação nos bairros mais pobres.