Título: IBOPE E DATAFOLHA COMEMORAM ACERTOS
Autor: Adauri Barbosa
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 9

Em São Paulo, precisão nas pesquisas

SÃO PAULO. Depois de imprecisões nas pesquisas feitas em São Paulo na eleição do primeiro turno, nos levantamentos para a votação do último domingo as previsões foram corretas. Ibope e Datafolha previram na véspera que o tucano José Serra venceria a prefeita Marta Suplicy (PT) por 54% a 46% dos votos válidos. Na pesquisa de boca-de-urna, o Ibope cravou que Serra faria 55% dos votos e Marta, 45%. O resultado, depois de apurados os votos, foi de 54,86% para Serra e 45,14% para Marta.

¿ Acertamos em cheio. Cravamos o resultado na véspera e na boca-de-urna ¿ disse a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari.

¿ Foi um show dos institutos. Nas pesquisas de véspera e na de boca-de-urna do Ibope houve uma porcentagem muito grande de acerto ¿ disse o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.

Nos dez municípios onde o Ibope fez boca-de-urna, segundo a diretora do instituto, a menor média de acerto foi de 96%, em Salvador. O Ibope previra 29% para César Borges (PFL), que teve 25%, e 71% para João Henrique (PDT), que teve 75%.

¿ Ficou no limite da margem de erro ¿ avaliou.

De acordo com Márcia Cavallari, em cinco cidades os acertos foram de 100% (São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia e Londrina) e em três, de 98% (Campinas, Curitiba e Porto Alegre). Em Ribeirão Preto, o acerto da boca-de-urna do Ibope foi de 97% e em Salvador, 96%.

Sobre Santos, onde a deputada Telma de Souza (PT) era a favorita com dez pontos percentuais de diferença, segundo pesquisa do Ibope, e perdeu a eleição para o vice-prefeito João Paulo Papa (PMDB), Márcia disse que vários fatores não foram computados, como o debate na TV e o apoio do governador Geraldo Alckmin ao peemedebista no último dia de campanha.