Título: LINDBERG: `MINHA BATALHA SERÁ UNIR NOVA IGUAÇU¿
Autor: Claúdia Lemego e Daniela Name
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O país, p. 9

Candidato petista derrota o prefeito Mario Marques, do PMDB, e diz que resultado fortalece o partido no Rio

Parecia o PT que, anos atrás, tomava conta da orla carioca. Nas ruas do Centro de Nova Iguaçu, o prefeito eleito Lindberg Farias foi saudado por uma multidão de eleitores e eleitoras, animados por dois trios elétricos estacionados na Rua Doutor Mário Guimarães. As iguaçuanas, que chamavam o candidato de Lindinho e ajudaram o ex-cara pintada a se transformar num fenômeno nas urnas, eram as mais empolgadas com a eleição de Lindberg, que impediu, com sua vitória, a reeleição do prefeito Mario Marques (PMDB) e se transformou na esperança de o PT se fortalecer fora da capital. O petista obteve 57,74% dos votos (217.521) e Marques, 42,26% (159.219).

¿ Nossa maior batalha será unir Nova Iguaçu, porque a campanha foi muito baixa ¿ disse o prefeito eleito, que beijou crianças cara-pintada e foi à região carente de Cabuçu agradecer os votos. ¿ Foi uma grande vitória para o PT, partido do qual tenho orgulho de pertencer, mas agora é hora do PNI, o partido de Nova Iguaçu.

Lindberg derrota caciques políticos na eleição

Com a vitória, Lindberg ¿ que votou pela manhã, vestindo laranja, cor de sua campanha ¿ faz história na região ao interromper a sucessão de governos ligados ao deputado Nelson Bornier e ao ex-governador Garotinho. Ao votar, de manhã, vestido de laranja, cor símbolo de sua campanha, Lindberg criticou Garotinho e a campanha em Nova Iguaçu:

¿ Ele usou um vale-tudo fascistóide para tentar vencer aqui, mas estas práticas estão o levando a um profundo isolamento político. Perdeu até em Campos e fica com um universo político muito reduzido. Nova Iguaçu deu um exemplo e mostrou que o povo não cai mais em qualquer conversar

Petistas como o prefeito eleito de Mesquita, Artur Messias, a ex-governadora Benedita da Silva, e o presidente regional do partido, Gilberto Palmares, visitaram Lindberg ontem. O petista disse que o partido saiu fortalecido no Rio. Ele disse que o presidente Lula já atribuiu a Nova Iguaçu uma importância estratégica.

¿ O que interessa não é vencer, e sim fazer uma boa administração, para que Nova Iguaçu seja cartão postal do PT ¿ disse ele, que garante que não vai concorrer a nada em 2006. ¿ Sei que sou um projeto de médio ou longo prazo no PT. Para mudar Nova Iguaçu, preciso no mínimo de quatro anos e talvez de uma reeleição. Se nós dermos certo em Nova Iguaçu, a Baixada vai poder incendiar o coração da militância petista do Rio, que vai se apaixonar de novo pelo partido quando vir que o povo sofrido, abandonado pelas oligarquias, contou com uma boa administração. Vou me inspirar no início do governo petista em Porto Alegre.

Uma auditoria no Hospital da Posse será seu primeiro ato como prefeito, segundo Lindberg.

¿ Quero acabar com o clima de tensão, mas não significa que não vou investigar as contas.

Pela manhã, Lindberg percorreu as ruas num jipe. Quando passava pelo bairro de Austin, o carro do petista foi parado por policiais militares e civis, que disseram ter recebido denúncia de que o político estaria fazendo carreata, o que é proibido em dia de eleição. Lindberg reagiu e foi liberado.

¿ Mostrei que os únicos carros que me seguiam eram os da segurança e da imprensa. Quando parava carro com bandeira perto de mim, eu mandava sair. Fiz tudo certinho.

Mario Marques classificou a campanha de seu adversário como milionária.

¿ O PT investiu aqui porque perdeu em outros lugares. Já perdeu em Porto Alegre e em São Paulo. O Lula devia gastar dinheiro para combater a fome do trabalhador ¿ criticou Marques.