Título: SERRA VENCE MARTA COM DIFERENÇA DE 10 PONTOS
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 11

Vitória do tucano é a primeira do PSDB na cidade; prefeita desejou `o melhor governo possível¿ ao adversário

SÃO PAULO. José Serra (PSDB) foi eleito ontem prefeito de São Paulo, derrotando a prefeita Marta Suplicy (PT), na capital considerada mais importante e estratégica pelos líderes petistas. Com 99,31% da apuração já concluída, o tucano tinha 55% dos votos, mais de 3,3 milhões, enquanto Marta tinha 45%, ou 2,7 milhões de votos. Aos 62 anos, Serra será o 51º prefeito a ocupar o cargo. É a a primeira vez que o PSDB vence na capital.

Às 21h30m, Serra apareceu na janela de casa, no Alto de Pinheiros, e chamou os militantes para o Clube Homs. Lá, fez um pronunciamento agradecendo ao partido e aos eleitores:

¿ Queria agradecer a cada paulistano. Olhei nos olhos deles, senti esperança, coragem. Vou corresponder ¿ disse ele, que dedicou a vitória à mãe, Serafina. Prometeu austeridade, além de priorizar saúde e educação:

¿ Vamos somar a austeridade na administração da cidade. Não significa gastar menos, é gastar melhor, com mais economia, mais clara linha de prioridades, procurando fazer mais com a mesma coisa.

Disse que, ao assumir, gostaria de resgatar a ¿terra de oportunidades¿ que São Paulo já foi.

¿ Combater a desigualdade é uma condição para a governabilidade e para que todos possam viver bem, porque se uma parte da cidade não viver bem ninguém vai viver bem.

Ele prometeu administrar em sintonia com o governo do estado, chamando o governador Geraldo Alckmin de ¿sócio¿.

Antes do fim da apuração, Marta reconheceu a derrota. Em discurso em frente à sua casa, ela agradeceu os mais de dois milhões de votos que recebeu e desejou ao adversário ¿o melhor governo possível¿.

¿ Gostaria de agradecer os 2,5 milhões de votos e os 45% dos votos dessa cidade, da periferia dessa cidade. Queria agradecer aos militantes do PT e dos partidos coligados. Queria agradecer ao povo de São Paulo por ter tido quatro anos e ter podido fazer tanto pela cidade. A luta continua e democracia é isso. Quero cumprimentar meu adversário e desejar que faça o melhor governo possível.

Segundo o presidente do PT, José Genoino, que acompanhava Marta, o partido sofreu derrotas significativas em São Paulo e Porto Alegre:

¿ O PT vai avaliar e tirar lições com humildade e cabeça fria para entrar em 2005.

¿Agora podemos comemorar¿

Quando Marta reconheceu a derrota, Serra reuniu a família em casa e estourou uma garrafa de champanhe. Até então, ele se revezava entre as salas de TV e de ginástica, onde caminhava na esteira. Até então, ele não admitia falar em vitória.

¿ Agora sim, podemos comemorar.

Pela primeira vez desde sua criação, em 1988, o PSDB chegou à prefeitura de São Paulo. As urnas confirmaram o favoritismo do tucano, registrado nas últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha, que davam 54% para Serra e 46% para Marta. A boca-de-urna do Ibope confirmou a vantagem do tucano, de dez pontos percentuais sobre a petista. Pela pesquisa, Serra obteve 55% dos votos válidos, contra 45% de Marta. O feriadão de Finados elevou o percentual de abstenção, que chegou a 17,6%.

Na eleição presidencial, Serra foi derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Obteve mais de 33 milhões de votos, dos quais 2,9 milhões na cidade de São Paulo, 127 mil a menos que Lula.