Título: GRUPO DE CESAR BATEU O DE GAROTINHO NO ESTADO
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 12

Pefelistas vão governar sete milhões de fluminenses e peemedebistas, 3,4 milhões concentrados no interior

O PMDB do ex-governador Anthony Garotinho venceu a eleição em 43 dos 92 municípios fluminenses, mas é o PFL do prefeito do Rio, Cesar Maia, que emergiu das urnas como a maior força política do estado. As sete cidades que o PFL administrará a partir de 2005 representam uma população de mais de sete milhões de pessoas. São 5,1 milhões de eleitores. O partido ganhou a disputa nos dois maiores colégios eleitorais do estado, a capital e São Gonçalo, derrotando os candidatos apoiados por Garotinho.

Já o PMDB comandará 3,4 milhões de habitantes, ou 2,4 milhões de eleitores. A maior parte das cidades conquistadas pelos aliados de Garotinho no partido fica no interior do estado e não tem expressão política. A derrota em Campos, sua cidade natal, tirou-lhe poder sobre um contingente de 303 mil eleitores.

¿ Cesar Maia é o grande vitorioso das urnas. Não só porque ganhou em cidades importantes, mas porque aumentou o trânsito dele em outros partidos. Esbanjou competência política e hoje lidera uma frente anti-Garotinho, que tem o PT e o PSDB ¿ analisa o professor da PUC-Rio Cesar Romero Jacob.

Prefeito na frente anti-Garotinho

Na campanha, o prefeito não escondeu que, além de garantir a reeleição, seu maior objetivo era barrar a ascensão de Garotinho e impedir que ganhasse fôlego para a disputa de 2006. Para isso, Cesar aliou-se até ao PT, partido ao qual o PFL faz oposição no Congresso Nacional. Ele ajudou os petistas a vencer em dois municípios estratégicos, Niterói e Nova Iguaçu. E em ambos deverá ter participação na escolha do secretariado.

Com a ajuda de Cesar, os petistas tornaram-se o terceiro pólo de poder do estado. Controlarão oito cidades, ou 1,7 milhão de habitantes. Em 2000, os petistas só conseguiram fazer o prefeito da pequena Paracambi (41,7 mil habitantes).

Garotinho fica em silêncio

O PDT, mesmo desfalcado de seu maior líder, o ex-governador Leonel Brizola, morto em junho, garantiu quatro vitórias, a mais importante delas em Campos, desbancando o candidato de Garotinho. Assim, impôs-se como o quarto partido politico do estado, cobiçado nacionalmente pelo PFL e pelo PPS. Vai administrar quatro cidades em que moram 593 mil pessoas.

Partido auxiliar nos planos de Garotinho de ter hegemonia no estado, o PSC ganhou cinco pequenas prefeituras. Somam 170,8 mil habitantes. O PP teve bom desempenho numérico, fazendo nove prefeitos, mas resultado pífio: serão governantes de 337 mil habitantes, pouco mais que o município de Campos sozinho. Em sete dessas cidades, os eleitos foram aliados de Garotinho. O ex-governador estende a rede de parceiros ao PV, ao PL e ao PTB.

Depois de passar mais de dez dias em Campos, participando da campanha eleitoral, Garotinho voltou ontem ao Rio, mas não tratou de política. Ele fechou-se no Palácio Laranjeiras para descansar. Segundo colaboradores, pretende permanecer em silêncio por mais alguns dias.