Título: PETISTAS DO RIO DIVERGEM SOBRE NAMORO COM PFL
Autor: Cládia Lamego
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 13

Aliança entre os dois partidos, vitoriosa em Nova Iguaçu e Niterói, causa polêmica no PT

Logo depois que tiveram a certeza de que estavam eleitos prefeitos, os petistas Lindberg Farias, de Nova Iguaçu, e Godofredo Pinto, de Niterói, agradeceram ao PFL e ao prefeito reeleito do Rio, Cesar Maia, pela aliança forte que ajudou a vitória do PT nas duas cidades. O namoro entre os dois partidos, no entanto, pode não dar em casamento duradouro para as eleições de 2006. O motivo? Resistência dos pais da noiva: a alta cúpula do PT no Rio já vem deixando claro que não considera uma aliança com o PFL um ¿assunto duradouro¿.

A expressão foi usada pelo presidente regional e líder do PT na Assembléia Legislativa do estado, Gilberto Palmares, na noite de anteontem, durante a apuração em Nova Iguaçu.

¿ Existem alianças que são circunstanciais. A com o PFL é uma ¿ disse Palmares. ¿ O partido vai sentar para conversar depois das eleições, mas quem vai poder responder melhor sobre seu governo é o prefeito. Mas acho que o PFL e o PSDB são partidos que não têm uma afinidade ideológica com o PT.

Discurso semelhante teve Benedita da Silva, da Articulação, corrente majoritária do PT no país. A ex-ministra, que também visitou Lindberg anteontem, disse que o PT sai fortalecido no estado, mas ponderou que as alianças têm que ser reavaliadas.

O cientista político Antônio Carlos Alkimin acredita que a aliança revelou um novo PT, mais pragmático e com o cacife do governo federal para negociar. E foi uma espécie de frente ampla contra os candidatos apoiados pelo ex-governador Anthony Garotinho (PMDB).

¿ Hoje nenhum partido abre mão do pragmatismo ¿ diz Alkimin.

¿ O PT não é um partido acostumado com alianças, sempre foi um trator na hora de cumpri-las ¿ completa a historiadora Marly Silva da Mota.

No que depender de Lindberg Farias, a aliança com o PFL está de pé. O prefeito de Nova Iguaçu até trocou o vermelho do PT pelo laranja de Cesar Maia na campanha ¿ segundo ele, por causa dos laranjais do município ¿ e, na festa da vitória, usou um discurso típico de Cesar, que se diz do ¿Partido do Rio de Janeiro¿, ao insistir que agora também faz parte do ¿PNI, o Partido de Nova Iguaçu¿. Lindberg deixou claro que quer secretários do PFL em seu governo.

Cesar, por sua vez, tenta minimizar a formação de uma frente contra Garotinho e diz que é melhor esperar para falar de 2006. Mas deixa transparecer que, por ele, o namoro com o PT pode ir adiante:

¿ Não sei quem seria candidato e não acho que valha a pena demonizar o ex-governador. Mas o estado precisa que as forças políticas orgânicas se unam para enfrentar de forma suprapartidária esta essa crise abissal, que passa pela desintegração de todas as funções de governo.

Apesar da reserva, Cesar é irônico e cita a religião, arma de Garotinho, ao falar da derrota do PMDB em Campos e Nova Iguaçu onde, na sua opinião, a campanha foi ¿blasfema e insultuosa¿.

¿ O povo diria: Deus castiga ¿ alfineta o prefeito, que acha que o PT deve refletir antes de se fechar. ¿ O partido pode avaliar como a população reagiu às candidaturas flexíveis e às politicamente rígidas. O site do TRE mostra os resultados.