Título: LINDBERG, ELEITO, PROPÕE TRÉGUA COM ROSINHA
Autor: Cládia Lamego
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 13

Petista diz que vai procurar a governadora para fazer as pazes: `Não é o fim, mas eles têm que mudar muito¿

Como prefeito eleito de Nova Iguaçu, o primeiro ato de Lindberg Farias (PT) foi acenar com um pedido de trégua ao casal Garotinho, que o atacou duramente durante a campanha. Para Lindberg, a governadora Rosinha Matheus e seu marido, o secretário de Segurança licenciado Anthony Garotinho, devem rever seus métodos de fazer política que, segundo ele, foram rejeitados pela população. O petista disse estar de braços abertos para fazer as pazes:

¿ Eles devem estar abatidos, sofrendo com a derrota. Mas não vai partir de mim um ataque, quero aliviar o sofrimento deles, estendendo as mãos e acenando com uma bandeira de paz. Desejo que a família deles se conforte no dia de hoje. Não é o fim deles, mas eles têm que mudar muito. Se tirarem esse rancor, vão encontrar uma pessoa pronta para abraçá-los e para manter uma boa relação. Vou ligar essa semana para a governadora.

O petista também não quer problemas com o prefeito derrotado, Mario Marques. Lindberg disse que vai montar uma equipe de transição e espera que, até lá, os ânimos estejam acalmados.

¿ Fiz a campanha toda Lulinha paz e amor, agora estou mais ainda. Desejo ao prefeito que supere essa dor da derrota. Acabou o papo de campanha. Se ele tiver problemas, vai ter que resolver com a Justiça, não é comigo. Vou mandar fazer uma auditoria na prefeitura, mas não é por revanchismo. É para fazer uma radiografia e mostrar a situação que encontrei ¿ afirmou.

Cesar Maia vai indicar nomes de secretários

Para montar o secretariado, o prefeito eleito afirmou que ouvirá sugestões do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), e do presidente Lula. Ele afirmou que a maioria dos secretários será de Nova Iguaçu, mas disse que importará técnicos do Rio.

¿ O apoio do PFL não foi apenas na campanha. Vou trabalhar com pessoas indicados pelo prefeito Cesar Maia. Ele vai ter um papel importante na minha administração. Por sinal, o apoio dele vai ser maior no governo do que na campanha. Vamos fazer aqui uma extensão do Favela-Bairro. Para que fazer um novo projeto se já temos um pronto e aprovado no Banco Mundial? ¿ indagou.

Ao elogiar Cesar e falar da apatia do PT fluminense, Lindberg criticou, sem citar nomes, petistas históricos. Na eleição municipal, o candidato do PT, Jorge Bittar, foi adversário de Maia:

¿ Os opositores podem dizer tudo dele, menos que não é um bom administrador. Aprendemos com a História que devemos reconhecer o que existe de bom nos adversários.

¿Lula tem carinho especial por Nova Iguaçu¿

Mesmo dizendo que quer fazer as pazes com o governo estadual, Lindberg frisa que o governo federal será seu maior aliado. O prefeito eleito disse que a responsabilidade por uma bom governo será dividida entre ele, o PT e o presidente Lula.

¿ Lula sempre teve um carinho especial com essa eleição em Nova Iguaçu e comigo. Ele me ligou três vezes durante a campanha. Não contei isso para não parecer que estava querendo me aproveitar da amizade com ele ¿ disse, referindo-se indiretamente a Bittar, que repetira, durante a campanha, que deveria ser eleito porque era amigo do presidente.

Segundo Lindberg, Lula aposta que o caminho para fortalecer o PT no Rio passa por Nova Iguaçu. Para o petista, sua vitória pode mudar o rumo do partido no estado:

¿ O presidente me disse: ¿Lindberg, eu achava que nosso projeto de reconstruir o PT no Rio ia demorar uns vinte anos, mas com essa eleição em Nova Iguaçu, podemos conseguir isso já, agora¿ ¿ contou o prefeito eleito.

Para cumprir a promessa de fazer da cidade um cartão-postal do PT, Lindberg disse que acabará com a corrupção.

¿ Essa vai ser a administração do concurso público e do bom uso dos recursos.