Título: INDEPENDENT¿: TRABALHO ESCRAVO DESTRÓI FLORESTA
Autor:
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 15

Jornal inglês diz que há 25 mil escravizados na região amazônica

Desta vez, o alvo do jornal inglês ¿The Independent¿ foi a floresta amazônica. Vinte dias depois da reportagem em que chamava o Rio de cidade da cocaína e da carnificina, que provocou protestos do governo do estado, o ¿Independent¿, um dos principais da Grã-Bretanha, abordou o problema do trabalho escravo na região amazônica sob a ótica da destruição da floresta, um tema que atrai a atenção dos britânicos, preocupados com os efeitos do aquecimento da terra.

A reportagem publicada ontem, intitulada ¿As vítimas humanas do desastre da floresta tropical brasileira¿, diz que cerca de 25 mil homens trabalham como escravos na região, que o governo brasileiro aceita esse número e que a estimativa foi feita com base em imagens de satélite usadas para avaliar o desmatamento.

¿O trabalho forçado ajuda a destruir a preciosa floresta¿

¿Numa era de crescente preocupação com o tráfico de seres humanos, das vítimas da máfia chinesa até as mulheres do Leste europeu forçadas à prostituição em casas de massagem da Europa, o peão ou trabalhador forçado no Brasil é um exemplo de uma injustiça arraigada, uma classe de escravos cujo trabalho forçado ajuda a destruir milhares de acres da preciosa floresta tropical e contribui para o aquecimento global¿, diz a reportagem.

O jornal inglês conta a história de um homem que tentou assassinar dois empregados no Pará para não ter que pagar a eles três meses de salário. Segundo o jornal, embora o governo brasileiro insista em afirmar que casos de assassinato na região são raros, 534 assassinatos de trabalhadores rurais foram registrados no sul do Pará de 1971 a 2001, ¿26 vezes a taxa de homicídio nacional¿, afirma o texto.

Segundo o ¿Independent¿, o governo Lula lançou um programa de combate ao trabalho escravo que produziu avanços na área. Mas um relatório aprofundado sobre o tema, produzido pela Organização Internacional do Trabalho, teria sido mantido em segredo porque mostraria que os Estados Unidos se beneficiam de trabalho escravo nas florestas brasileiras.