Título: LULA PREFERE NÃO FALAR DO CASO
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 07/09/2005, O País, p. 4

Presidente sobre Severino: 'Pergunta para ele'

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou ontem fazer uma defesa pública do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), acusado de receber propina do dono de um restaurante com concessão na Casa. Ao chegar ao Itamaraty, onde ofereceu almoço ao presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, Lula esquivou-se da pergunta dos jornalistas sobre a saída de Severino do cargo, como propõe a oposição.

- O senhor acha que Severino vai sair da presidência da Câmara?

- Pergunta para ele - limitou-se a dizer Lula, para, em seguida, sugerir aos jornalistas:

- Quero ver vocês amanhã (hoje) de verde e amarelo no desfile.

No encontro com Obasanjo, Lula demonstrou descontração. Ficou curioso com o tambor que é tocado quando o presidente nigeriano entra num local, antes de ele falar ou ainda na sua despedida. Depois de se despedir de Obasanjo, Lula não resistiu: pegou a baqueta e tocou tambor no saguão do Itamaraty.

Aos jornalistas, Lula disse que o bom humor era decorrente da vitória da seleção brasileira no jogo contra o Chile, no domingo (a declaração foi antes do empate de ontem com Sevilha):

- Depois que o Brasil ganhou de 5 x 0, o que você quer? - respondeu Lula à pergunta sobre o motivo do bom humor.

Os governos brasileiro e nigeriano assinaram seis acordos nas áreas de agricultura, aviação, diplomacia e combate ao narcotráfico.

CORPO A CORPO - GONZAGA PATRIOTA

'Minha maior testemunha é Deus...'

BRASÍLIA. Acusado de ter recebido propina de R$20 mil do empresário Sebastião Buani para redigir o comprometedor documento assinado pelo então primeiro-secretário da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) jura que não embolsou um só tostão do dono do restaurante Fiorella. Mas admite que o orientou a redigir um requerimento que tinha o objetivo de convencer Severino a prorrogar a concessão para exploração de seu restaurante no 10º andar da Câmara.

O senhor redigiu o documento que pode tirar o mandato de Severino?

GONZAGA PATRIOTA: Não me lembrava de início. Depois tive uma pequena lembrança de que um dia Buani, muito triste, disse-me que tinha 90% de aceitação no seu restaurante, mas Severino estava se negando a renovar a concessão. Eu lhe disse: procure seu advogado, a lei é muito clara e você tem direitos.

Mas não foi o senhor quem redigiu o documento?

PATRIOTA: Ele me mostrou um requerimento que tinha entregado e fora rejeitado por Severino, pedindo a renovação. Quando um homem quer pedir uma moça em casamento, tem de caprichar no pedido, e aquele requerimento estava muito pequeno. Eu lhe disse: faça um rodeio novo! Faça um texto assim e assado, cite a lei... Mas nunca vi esse papel...

E o senhor recebeu alguma ajuda financeira por ter prestado essa assessoria?

PATRIOTA: Nem em sonho! Ninguém vai encontrar nada ilícito de minha parte. Sou deputado há 20 anos sempre defendendo a decência. Tenho meia dúzia de filhos, netos, nunca tive muito dinheiro, sempre fiz campanha na tora, resolvendo os problemas da seca no sertão. Fui relator de grandes obras na Comissão Mista de Orçamento e nunca ninguém me acusou de ter recebido R$1 para beneficiar esse ou aquele projeto. Minha maior testemunha é Deus...

O senhor conseguiu empregar dois garçons no restaurante de Buani. Em troca, chegou a fazer lobby para ele com Severino?

PATRIOTA: Nunca passei nem perto de Severino. Não tenho essa proximidade com o deputado.

www.oglobo.com.br/pais

Legenda da foto: LULA TOCA um tambor nigeriano: bom humor por causa da vitória da seleção brasileira no domingo