Título: A AMEAÇADAS ÁGUAS CONTAMINADAS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 07/09/2005, O Mundo, p. 28

Repletas de cadáveres em estado de putrefação, lixo, esgoto e urina de ratos, as águas que ainda inundam Nova Orleans representam uma grave ameaça à saúde pública. Fontes ligadas à prefeitura da cidade informaram ontem que as águas estariam contaminadas com E. coli, uma bactéria que provoca diarréia e pode até levar à morte. Mas isso seria apenas a ponta do iceberg.

- A presença dessa bactéria, mais fácil de ser identificada, indica que há outros contaminantes mais perigosos nas águas, como a bactéria que provoca a leptospirose, o vírus da hepatite A e outros vírus intestinais - sustenta o infectologista Edmilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo os especialistas, as infecções podem ocorrer de duas formas. A primeira delas é por meio da contaminação da água potável, usada para beber e para lavar alimentos, que pode provocar diarréias e hepatites. A segunda se dá pelo contato direto com a água contaminada, o que pode causar doenças de pele e leptospirose em razão da urina de ratos.

- Além disso, os corpos em decomposição atraem moscas e mosquitos que são vetores de outras doenças - afirmou Odir Clécio da Cruz Roque, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Fiocruz.

Doenças transmitidas pelo ar, como a gripe, também podem surgir, alerta Migowski, devido ao acúmulo de pessoas em abrigos. Os especialistas concordam que o surgimento de surtos de algumas dessas doenças nos próximos dias é praticamente certo.

- É absolutamente inevitável que haja vários surtos. Não tenho dúvidas de que teremos mais mortes - sustenta Paulo Canedo, chefe do Laboratório de Recursos Hídricos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da UFRJ. - O que um país rico como os EUA pode fazer é tentar impedir o contato da população com a água, fornecer água potável e antibióticos.