Título: HORÁRIO DE VERÃO VAI ATÉ O DIA 20 DE FEVEREIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 15

Governo espera economizar 5% de energia elétrica nos momentos de pique de consumo

BRASÍLIA. Começou hoje o horário de verão. Os estados de Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e o Distrito Federal, tiveram que adiantar em uma hora os relógios no primeiro minuto de hoje. O horário de verão terá duração de 110 dias e vai terminar no dia 20 de fevereiro do próximo ano, depois do carnaval. A expectativa do governo é de que durante o horário de verão a demanda por energia elétrica no horário do pique de consumo, entre 19 e 22 horas, caia cerca de 5%. Esta energia seria suficiente para abastecer a região metropolitana de Belo Horizonte e a cidade de Florianópolis juntas.

Apesar do início hoje do horário de verão, o país continua com quatro fusos horários. O primeiro deles, a hora oficial de Brasília, vigora nas regiões Sul, Sudeste, no estado de Goiás, nas ilhas oceânicas de Trindade, Martin Vaz, Atol das Rocas e Fernando de Noronha, além do Distrito Federal. O segundo fuso horário, de menos uma hora em relação a Brasília, inclui toda a Região Nordeste e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os estados de Rondônia, Roraima, parte do Pará e a maior parte do Amazonas terão duas horas de diferença em relação ao Distrito Federal. No extremo oeste do país, em parte do Amazonas e todo o Acre, a diferença de fuso horário chega a três horas em relação a Brasília.

Segundo os técnicos do governo, apesar de haver também uma economia do consumo de energia total durante o horário de verão, o maior benefício é que ele reduz a sobrecarga de consumo no horário de ponta. Nesse período do dia, as indústrias ainda estão funcionando, a iluminação pública começa a ser ligada e as pessoas retornam para suas casas ligando aparelhos eletrodomésticos e chuveiros, sobrecarregando o sistema de energia do país. Outro benefício é que as usinas termelétricas não precisam ser muito utilizadas. Esta é a 31ª vez que o horário de verão é adotado no país