Título: LULA FARÁ PRONUNCIAMENTO NA TV HOJE
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 07/09/2005, O País, p. 10

Presidente deve falar da crise política e dirá que a economia vai bem

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitará as comemorações do Sete de Setembro para falar em cadeia de rádio e televisão às 20h. Lula deverá tratar da crise. Desde o início do mês passado, o presidente vinha sendo aconselhado a fazer um pronunciamento sobre a situação do país, dizendo que, apesar dos problemas políticos, a economia vai bem e o governo está trabalhando.

O pronunciamento foi gravado ontem. Lula não deverá pedir desculpas. Será o oitavo pronunciamento de Lula em cadeia de rádio e televisão e o terceiro do ano. Lula fez um balanço do governo em janeiro, anunciou o mínimo de R$300 em abril e falou sobre a crise em junho.

Antes do pronunciamento, Lula participará do desfile na Esplanada dos Ministérios e poderá enfrentar manifestações contrárias dos movimentos sociais. O Planalto não decidiu se ele percorrerá os mil metros até o palanque oficial em carro aberto, como fez no ano passado.

Ativistas de movimentos sociais vão realizar na Esplanada, no mesmo horário, um protesto contra a corrupção e em defesa de mudanças na política econômica. A expectativa é reunir cerca de 1.500 manifestantes.

O governo montou uma estrutura de segurança, banheiros públicos, arquibancadas e telões para receber pelo menos 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Lula deverá chegar ao local às 9h45m e assistirá às duas horas de desfile ao lado do presidente da Nigéria, Olusegun Obsanjo.