Título: VITÓRIA GARANTIDA À REVELIA DO PT E DO PLANALTO
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O país, p. 16

Com a demora do partido a apoiá-la, Luizianne começou sua campanha com poucos aliados

FORTALEZA.A prefeita eleita Luizianne Lins tem o desafio de, aos 35 anos, governar a quinta maior capital do país, com 2,5 milhões de habitantes. Foi a terceira experiência eleitoral bem sucedida da petista cearense, garantida apesar do boicote do PT e do Palácio do Planalto no primeiro turno. Ela já foi vereadora por dois mandatos e atualmente é deputada estadual.

No começo, sua candidatura foi uma aposta de poucos: apenas um grupo mais próximo, formado por petistas da ala mais à esquerda, além de amigos dos tempos de faculdade e colégio, apostaram nela. O PSB também acreditou e compôs a coligação.

Candidata não desanimou com pedidos de renúncia

Ela não se rendeu ao isolamento que o partido que lhe impôs e nem desanimou diante dos pedidos públicos do presidente nacional do PT, José Genoino, para que renunciasse em favor da candidatura de Inácio Arruda (PCdoB).

Quanto mais pressionavam pela renúncia, mais Luizianne tomava gosto pelo desafio. Prova disso são os versos do poeta Mário Quintana que ilustram sua página na internet: ¿Se as coisas são inatingíveis... Ora! Não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhos se não fora a mágica presença das estrelas¿.

A petista criou moda, que até cumpriu uma função de marketing ¿ passou a usar adereços e peças presenteadas por fãs ¿ mas está fora dos padrões fashion. Ganhou de uma eleitora a blusa que usava ontem na votação. Era vermelha, como todas as que usou na campanha, e tinha uma lua e uma estrela bordadas com lantejoulas.

Militância política teve início na faculdade

A militância política começou na universidade. Em 1989 filiou-se ao PT. Foi presidente do Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social da UFC (1992), presidente do Diretório Central dos Estudantes (1993) e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) na mesma época em que o prefeito eleito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), presidia a entidade.

Luizianne concluiu o ensino médio no Colégio Sete de Setembro, freqüentado pela classe média alta, e ficou em primeiro lugar no vestibular para de comunicação da Universidade Federal do Ceará, em 1988. Solteira, tem um filho, Tiê, de 5 anos.