Título: LUIZIANNE: `A FORÇA DA POLÍTICA É A FORÇA DO POVO¿
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O país, p. 16

Eleita com 56,2% dos votos, petista alfineta partido e diz que PT entendeu que estrutura financeira não garante eleição

FORTALEZA. Luizianne Lins (PT) foi eleita prefeita de Fortaleza ontem com 56,2% dos votos válidos (618.724) deixando em segundo lugar Moroni Torgan (PFL), que obteve 43,7% (481.906). O resultado confirmou o favoritismo da petista, que liderou a disputa durante todo o segundo turno. Tão logo foi anunciada a vitória da candidata do PT, a avenida que passa em frente ao comitê e ao campus da Universidade Federal do Ceará foi tomada pelos militantes, congestionando o trânsito.

Segundo Luizianne, para o PT sua vitória demonstra que o processo histórico está em permanente mutação e que não há estrutura financeira que garanta eleição.

¿ Isso foi importante para o PT entender que democracia não é um fim em si mesmo e que é preciso estar sendo exercitada permanentemente ¿ afirmou. ¿ A força da política é a força do povo.

Luizianne chegou à Assembléia Legislativa do Ceará, onde vota, com uma hora e quinze minutos de atraso, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que decidiu mandar reforço policial para o local. Lá, cerca de 200 pessoas aguardavam a petista, que autografou camisas e beijou crianças.

Bem-humorada, atendeu o maratonista Francisco Fernando Santos, de 36 anos, que chegou de Iguatu, no interior do Ceará, vestido de cangaceiro e pediu que ela botasse o chapéu de couro.

¿ Vocês devem estar me achando muito linda com esse chapéu ¿ brincou ela.

Petista evitou festejar antes de apurado o último voto

Apesar de evitar comemorar a vitória antes de apurado o último voto, ela antecipou pela manhã quais os planos para os próximos dias. Luizianne informou que fará diversas reuniões com o grupo que comandou a campanha. Depois quer tirar férias para descansar ao lado do filho Tiê, de 5 anos, a quem chama de ¿meu pimpolho¿.

Segundo ela, a primeira ação do seu governo será deflagrar a Operação Fortaleza Bela, uma de suas promessas de campanha. Ela prometeu entregar a cidade limpa e sem buracos num prazo de 60 dias. Outra prioridade será o mapeamento imediato das áreas para onde poderão ser remanejadas cerca de 75 mil pessoas que vivem em locais de risco.

Prefeita eleita ironiza José Genoino

Luizianne só tem história de sucesso com as urnas. Já se elegeu vereadora duas vezes e cumpre mandato de deputada estadual (2002-2006): foi a mulher mais bem votada, com 60 mil votos. Logo após essa eleição, ela explicou a um amigo o porquê da melancolia que sentia. Disse-lhe que não estava certa de querer continuar na carreira parlamentar. Um de seus desejos era ter experiência executiva.

Os desentendimentos com a direção nacional do partido, que apoiou Inácio Arruda (PCdoB) no primeiro turno, ficaram no passado.

¿ Não há lugar para mágoas no meu coração ¿ afirmou a petista.

Mesmo assim, ela não perdeu a chance de alfinetar o presidente do PT:

¿ O companheiro não entendeu a nossa força.

Luizianne disse que a derrota de Marta Suplicy em São Paulo obriga o PT a reavaliar sua política.

¿ Foi uma perda irreparável. O partido foi o mais votado do país no primeiro turno, mas acabou perdendo várias cidades importantes no segundo. Isso nos obriga a refletir sobre o processo político do partido ¿ afirmou.