Título: INFLAÇÃO CAI E SALÁRIO REAL DA INDÚSTRIA SOBE
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 07/09/2005, Economia, p. 23

Trabalhadores tiveram ganho de 9,33% em julho, segundo a CNI

BRASÍLIA. A queda da inflação está ajudando os trabalhadores da indústria a melhorarem seus salários. Em julho deste ano, a categoria teve um ganho real de 9,33%, na comparação com o mesmo mês de 2004. Esse foi o destaque da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento também mostrou que o setor tem folga na capacidade produtiva e está preparado para atender ao aumento da demanda sem gerar pressões inflacionárias.

- Há espaço para uma queda mais substancial na taxa de juros a médio prazo - disse o economista da CNI, Flávio Castelo Branco.

A capacidade instalada da indústria em julho ficou em 81,9%, dois pontos percentuais abaixo do índice registrado em igual período de 2004. Ao mesmo tempo, o número de horas trabalhadas subiu quase três pontos percentuais no mesmo período.

Para a entidade, esses dois indicadores demonstram que houve uma consolidação dos investimentos na indústria e, por isso, a preocupação do Banco Central com o nível da capacidade instalada - o que levaria a uma redução lenta nos juros - não se justifica, pelo menos, nos próximos seis meses. Segundo Castelo Branco, a Selic, que está hoje em 19,75% ao ano, poderá chegar a 17% em dezembro.

Em julho, a massa salarial (total dos salários pagos pelo setor industrial) cresceu 1,29% e nos primeiros setes meses deste ano, 9,02%. De acordo com a CNI, a indústria não está empregando com a mesma pujança do ano passado, mas continua contratando e deverá fechar o ano com expansão de 4,3% nas vagas, frente os 3,5% de 2004. O setor registrou queda de 0,33% no faturamento em julho em relação a junho