Título: IGP-DI REGISTRA DEFLAÇÃO PELO 4º MÊS
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 07/09/2005, Economia, p. 23

É o mais intenso ciclo seguido de queda de preços dos últimos 58 anos

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços (IGP-DI) recuou pelo quarto mês consecutivo em agosto, superando as expectativas dos economistas. No mês, o índice registrou deflação (queda de preços) de 0,79%. Nos quatro últimos meses, a queda acumulada é de 1,87%. É o ciclo de quedas consecutivas mais intenso dos últimos 58 anos. Apenas entre abril e julho de 1947 o IGP-DI teve deflação mais forte: 6,04% no quadrimestre.

As projeções mais otimistas do mercado indicavam um recuo de 0,60% a 0,65% em agosto. Em julho, a taxa ficara negativa em 0,40%. O resultado de agosto representou a maior queda mensal desde setembro de 1995, quando o IGP-DI, que foi criado em 1944, teve deflação de 1,05%.

Segundo Salomão Quadros, coordenador de análises econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a forte queda dos preços apurado pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), que responde por 60% do IGP-DI, trouxe o índice para baixo. O preço do feijão, por exemplo, caiu 20,47%, ante uma alta de 2,65% em julho.

IPC registrou variação negativa de 0,44% em agosto

Os três índices que integram o IGP-DI apresentaram desaceleração em relação às taxas de julho. O IPA registrou deflação de 1,04% em agosto, ante 0,69% negativos no mês anterior. Já as taxas apuradas pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuaram de 0,13% em julho para deflação de 0,44% em agosto. O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) recuou de 0,11% para 0,02%.

- A forte queda do IPA leva a crer que os preços devem continuar no negativo por mais tempo - diz Quadros. - Isso favorece o repasse da deflação para o varejo, num ritmo mais intenso do que o registrado nos meses anteriores.

Marco Franklin, sócio da Plenus Gestão, concorda:

- O IGP-M deve vir negativo em setembro, um comportamento que deve ser seguido por outros índices.