Título: AMEAÇA CONTÍNUA
Autor: Dan Balz
Fonte: O Globo, 08/09/2005, O Mundo, p. 19
Há mais seis furacões a caminho da região
NOVA ORLEANS. Serviços de meteorologia alertam que, em meio às tarefas de salvamento e reconstrução de Nova Orleans, Biloxi e outras cidades na Louisiana e no Mississipi, os Estados Unidos poderão vir a ter que acudir outras áreas de seu litoral ¿ ou enfrentar um agravamento da atual situação.
O motivo é que há mais seis furacões a caminho da área até novembro. E três deles são de categoria três para cima. O Katrina teve categoria quatro ¿ cinco é a máxima:
¿ Ainda estamos numa situação muito delicada. Ainda não chegamos ao pico da temporada de furacões. E Nova Orleans pode muito bem ser a atingida novamente ¿ anunciou Susan Cutter, diretora do Laboratório de Pesquisas de Perigos da Universidade da Carolina do Sul.
Tanto a intensidade quanto o número de furacões são determinados pela temperatura da água na superfície dos oceanos. Segundo os especialistas, este ano o Golfo do México, o mar do Caribe e o Atlântico estão mais quentes que de costume. ¿As perspectivas não são muito animadoras. Tudo indica que quando terminar a temporada de furacões, em novembro, veremos uma atividade de ciclones tropicais acima da média: ela poderá ser um recorde¿, sustenta boletim emitido ontem por meteorologistas da Universidade do Colorado.