Título: UM DIA DE CÃES EM FÚRIA
Autor: Túlio Brandão
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O País, p. 16

Cachorros matam idosa dentro de casa em Laranjeiras e, na Barra, atacam vizinha na rua

Num dia de fúria animal, cachorros mataram ontem a dentadas a própria dona, uma senhora de 77 anos, em Laranjeiras, e feriram gravemente, na Ilha da Gigóia, na Barra, uma vizinha de 30 anos. Atacada de manhã, quando estava sozinha, a idosa Maria da Glória Gaspar teve seus gritos de socorro abafados pelos latidos dos cães. Já na Barra, foi necessária a união de 50 vizinhos para conter os dois pitbulls que avançaram, à tarde, sobre a comerciante Verônica Ferreira Pereira. Os cães acabaram mortos a pauladas pelos vizinhos.

No apartamento de subsolo na Rua Cardoso Júnior, onde morava com a filha e dois netos, um deles de 8 anos, Maria da Glória Gaspar ajudava a criar nove cães adultos, além de uma ninhada de sete filhotes nascidos há duas semanas. Quando os bombeiros do Humaitá chegaram ao local, ela estava desacordada, com a perna direita dilacerada, do joelho para baixo, e mordidas por todo o corpo. Levada para o Hospital Souza Aguiar, não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo os bombeiros, ela teve perda quase total de tecidos e ficou com os ossos expostos. O braço direito também foi parcialmente dilacerado. O apartamento tinha manchas de sangue por todos os cômodos, principalmente na sala.

Para os vizinhos, a idosa vivia uma tragédia anunciada: segundo eles, os animais ¿ mestiços das raças sheepdog, boxer e labrador ¿ eram inquietos, latiam dia e noite e pareciam passar fome. A filha, Mônica Sampaio, dona dos cães, não estava em casa quando a mãe foi atacada, mas chegou a tempo de vê-la na maca dos bombeiros. Ela se recusou a falar sobre a tragédia.

Sete dos nove animais estavam com os pêlos manchados de sangue, principalmente nas áreas próximas aos focinhos. Os cachorros foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses do município. A 9 DPª (Catete) intimou Mônica e três vizinhos para prestarem depoimento.

De acordo com duas amigas de Mônica, que correram para socorrer Maria da Glória, a idosa não parecia se dar bem com os animais e, em algumas ocasiões, teria mesmo chutado alguns deles para afastá-los. Vizinhos de um prédio colado ao apartamento contaram que eles pareciam estar particularmente agitados ontem de madrugada.

¿ Eles pareciam latir mais que o normal esta madrugada, como se estivessem com fome ¿ disse um vizinho, sem se identificar.

Dona de pitbulls quase foi linchada

O ataque na Barra aconteceu quando Verônica Ferreira Pereira, filha da dona de um bar na Ilha da Gigóia, atrás do shopping Barra Point, deixava lixo num depósito na Alameda das Margaridas. Os dois pitbulls que a atacaram estariam soltos na rua. Eles morderam o rosto, as pernas, os braços, um seio e a barriga de Verônica, que foi internada em estado crítico na Clínica São Bernardo, também na Barra, onde seria submetida a seis cirurgias, incluindo uma de reconstituição facial. Segundo parentes, ela corre o risco de perda parcial da visão. Revoltados, moradores da Ilha da Gigóia mataram os cães a pauladas. Eles ameaçaram linchar Alexandra Mendes de Carvalho, de 34 anos, dona dos pitbulls, mas foram contidos por policiais.

Uma das irmãs de Verônica, Valéria Pereira, contou que os pitbulls avançavam contra as pessoas que tentavam afastá-los da vítima.

¿ Atirei um pedaço de pau neles. Os cães largaram minha irmã e avançaram em cima de mim. Eu me escondi numa casa e eles voltaram a atacar a Verônica ¿ descreveu Valéria, que não parava de chorar.

Ao ver a cena, um rapaz também atirou objetos contra os animais, mas teve que deixar o local às pressas porque os cães voltaram a avançar. Eles já haviam voltado a morder a comerciante quando cerca de 50 pessoas se juntaram e conseguiram afastá-los. Os animais se refugiaram na casa de número 12, de onde foram retirados pelo grupo e sacrificados. Alexandra foi presa em flagrante. O delegado-adjunto da 16ª DP (Barra), Marcos Cipriano, disse que ela irá responder por omissão na cautela e guarda dos animais e lesão corporal grave, artigo que tem pena máxima superior a dois anos. Por isso, ela não poderá pagar fiança para ser solta.

¿ Os cães eram mantidos numa casa de muro baixo e presos por um fio pouco resistente. Eles fugiram para a rua atraídos pelo cheiro de lixo que vinha de uma caçamba. Mas acabaram atacando Verônica, que carregava sacos de lixo ¿ contou o delegado.

Alexandra estava hospedada numa casa na Ilha da Gigóia há cerca de 15 dias. Uma das moradoras do imóvel, Adélia Machado, de 41 anos, contou que já havia pedido à hóspede para se desfazer dos cães. De acordo com vizinhos, este foi o quarto ataque de cães na área nos últimos três anos: outros dois incidentes foram com pitbulls enquanto o outro caso envolveu um pastor alemão.