Título: DESFILE ENTRE VAIAS E APLAUSOS
Autor:
Fonte: O Globo, 08/09/2005, O País, p. 4

Sete de Setembro tem público menor do que o previsto

BRASÍLIA. O desfile de Sete de Setembro em Brasília foi marcado pela pequena presença popular e pelo forte esquema de segurança armado em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula desfilou em carro aberto, ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, e recebeu vaias e aplausos no trecho entre o Ministério da Justiça e o palanque de autoridades. Mas os protestos foram menores do que o previsto.

Cerca de 30 mil pessoas acompanharam o desfile na Esplanada dos Ministérios, segundo cálculos da Polícia Militar. Ano passado, foram 60 mil espectadores. A Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), que organizou o evento, montou uma estrutura de segurança, banheiros e telões para receber 50 mil pessoas. O comandante do Policiamento Regional Metropolitano, tenente-coronel Antônio Serra, atribuiu o baixo comparecimento à chuva.

Ministros e aliados do governo evitaram vincular o esvaziamento da platéia às denúncias de corrupção. Lula chegou à tribuna no Rolls Royce, usando faixa presidencial e acenando para o público. No momento em que o carro parou, Lula levou um susto. A forte freada projetou-o para a frente. A barra de sustentação cedeu e o casal perdeu o equilíbrio, mas não caiu. Depois de ser vaiado nas proximidades do Ministério da Justiça, Lula foi recebido com aplausos e músicas da campanha por petistas convidados para o desfile.

Ao longo da Esplanada, havia algumas faixas de protesto contra a corrupção. Rivalizaram com outras de apoio a Lula também abertas na área do desfile. O governo distribuiu 1.650 convites para três arquibancadas próximas à tribuna presidencial. Foi justamente destes setores ¿ nos quais a entrada só era permitida após passar por um detector de metais ¿ vieram as principais manifestações de apoio ao presidente.

¿ Sempre o apoiamos. Não seria agora que deixaríamos de apoiar. Todo o brasileiro que votou nele deveria apoiar Lula ¿ disse a professora aposentada Rosimeri Nobre da Silva, uma das convidadas.