Título: Lula: `Não permitirei que a crise seja manipulada por interesses menores¿
Autor:
Fonte: O Globo, 08/09/2005, O País, p. 4

Presidente enaltece em pronunciamento os êxitos da política econômica

BRASÍLIA. Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu ontem aos ¿mal intencionados¿ que as turbulências políticas não vão tirar seu governo do rumo. Depois de enaltecer os êxitos da política econômica de seu governo, Lula garantiu que não permitirá que a crise política ¿seja manipulada por interesses menores e se alastre artificialmente¿.

¿ Faço questão de tranqüilizar as pessoas de bem, e advertir aos mal intencionados, que as turbulências políticas não vão tirar o governo do seu rumo. A política econômica será mantida, a política social continuará sendo ampliada, a política externa seguirá seu curso e a vigilância ética será redobrada ¿ disse o presidente, que aproveitou a data cívica para fazer novo pronunciamento sobre a crise.

Sem acordos, garante Lula

Lula afirmou ainda que não permitirá nenhum tipo de acordo para impedir a punição dos eventuais culpados por atos de corrupção no governo. Ele também defendeu que as investigações sejam profundas para que os culpados sejam punidas e os inocentes absolvidos.

¿ Nem eu e nem vocês admitiremos qualquer contemporização, nenhum acordo subalterno. Doa a quem doer, sejam amigos ou adversários. O fundamental é que a verdade prevaleça e que não haja impunidade. Que as CPIs apurem, que a Polícia Federal investigue, que o Ministério Público denuncie, e que a Justiça, soberana, julgue ¿ disse o presidente. ¿ É preciso separar o joio do trigo para que possamos punir quem deve ser punido, inocentar quem deve ser inocentado, corrigir o que deve ser corrigido. E seguir em frente, construindo um país mais transparente, com nossa democracia fortalecida. Porque o Brasil é maior, muito maior do que tudo isso. E não podemos perder as oportunidades econômicas e sociais que nós mesmos construímos, à custa de muito sacrifício.

Pronunciamento teve seis minutos

Lula garantiu que a crise não terá força para alterar a política econômica, que deverá seguir o mesmo rumo. Ele alertou para os riscos de se transferir a crise política para as outras esferas da vida nacional.

O presidente passou a maior parte do pronunciamento, que durou cerca de seis minutos, exaltando os feitos da equipe econômica. Lula disse que, em seu governo, houve crescimento da indústria, do comércio, do número de empregos, do valor dos salários, das exportações e da transferência de renda para as pessoas mais pobres. Também afirmou que a inflação e o custo da cesta básica caíram.

Lula afirmou que assumiu a presidência com a economia em situação caótica.

¿ O diferencial do meu governo é justamente este: o de não recuar diante dos obstáculos, por maiores que sejam, e superá-los. Foi assim desde o início. Quando assumi a Presidência, o Brasil estava mergulhado em uma profunda crise econômica e social. O quadro era assustador: a economia estagnada, o desemprego crescendo, a inflação disparando e a crise social prestes a explodir. Muitos não acreditavam que eu fosse conseguir. Hoje, 32 meses depois, cada um de vocês é testemunha: vencemos a crise econômica, recolocamos o país nos trilhos ¿ garantiu ele.

Para exemplificar os êxitos de sua administração, disse que, neste ano, o Brasil alcançará a auto-suficiência na produção de petróleo, o que tornaria o país menos vulnerável às crises internacionais. Também afirmou que, durante seu mandato, foram criados 3,2 milhões de novos empregos com carteira assinada.

¿ Graças a Deus, e a muito trabalho, nosso governo já criou 3 milhões e 200 mil novos empregos, com carteira assinada. Não é tudo que precisamos. Mas já é bastante e tenho orgulho disso. O Brasil entrou definitivamente na rota do desenvolvimento. E nada nos desviará desse caminho.

Em tom patriota, Lula começou seu discurso dizendo que a luta pela independência é diária, e deve continuar enquanto houver ¿um único brasileiro a ser libertado da miséria¿. O presidente também atribuiu ao povo brasileiro ¿uma extraordinária capacidade de superar desafios¿, que seu governo não recuaria diante dos obstáculos.

¿ Da mesma forma que soubemos vencer o desafio da crise econômica, e estamos vencendo o desafio da dívida social, saberemos superar, com coragem e serenidade, as atuais turbulências políticas.