Título: Por todo o país, protestos contra a corrupção
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 08/09/2005, O País, p. 5

Em Aparecida do Norte, manifestação com faixas e cartazes sobre o mensalão reúne cerca de 90 mil pessoas

APARECIDA DO NORTE, SP. Protestos contra a corrupção marcaram o Sete de Setembro em todo o país. Tanto nos desfiles cívicos quanto nas manifestações do Grito dos Excluídos, nas principais capitais, manifestantes levaram faixas e cartazes protestando contra o mensalão. Houve muitos protestos com ironia e bom humor. A maior manifestação ocorreu em Aparecida do Norte, São Paulo. Com fortes críticas à política econômica do governo, o Grito dos Excluídos reuniu cerca de 90 mil pessoas.

Um dos organizadores da manifestação, João Pedro Stédile, coordenador nacional do Movimento dos Sem-Terra (MST), afirmou que a perplexidade do país diante da crise influenciou o Grito dos Excluídos:

¿ A população está desconfiada, apática, preocupada. Isso, evidentemente, tira um pouco daquela esperança, daquele ânimo que antes fazia as pessoas se engajarem mais.

A missa, celebrada por dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, lotou a basílica. Em tom irônico, Stédile disse que pediria que Nossa Senhora Aparecida iluminasse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Lula é um homem de fé. Espero que os romeiros e eu também vou pedir a Nossa Senhora Aparecida, que ilumine Lula, que faça ele compreender que essa política econômica neoliberal não é dele. Se ele continuar com essa política econômica, só vai ser fiel aos bancos, às multinacionais, ao diabo, se quiserem usar uma figura religiosa.

www.oglobo.com.br/pais