Título: MST tentará hoje hábeas-corpus para Rainha, preso pela quarta vez
Autor: Gelson Netto
Fonte: O Globo, 08/09/2005, O País, p. 5

Outros quatro sem-terra, com prisão preventiva decretada, estão foragidos

PRESIDENTE PRUDENTE, SP. O Movimento dos Sem Terra (MST) vai entrar hoje no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo com pedido de hábeas-corpus para tentar libertar um de seus dirigentes, José Rainha Junior, preso anteontem à noite, pela quarta vez, no Pontal do Paranapanema. Outros quatro militantes do MST que tiveram prisão preventiva decretada na terça-feira pela juíza de Mirante do Paranapanema, Adriana Nolasco da Silva, estavam foragidos até o fim da tarde de ontem.

Rainha foi preso em um restaurante de Mirante do Paranapanema, enquanto jantava. Ele está na cadeia de Presidente Venceslau e aguarda transferência, que pode ocorrer hoje, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá. Ao chegar à cadeia de Presidente Venceslau, ele afirmou que a prisão ocorreu por "motivo político":

¿ Não cometi crime algum.

A prisão preventiva dos sem-terra foi pedida pelo promotor Marcos Mizusaki. Eles são acusados de participar da invasão da Fazenda Santa Cruz, em junho. Na ocasião, os sem-terra teriam matado dois bois a tiros.

Mesmo com a prisão de Rainha, que na semana passada anunciara um Setembro Vermelho, no Pontal, prevendo uma série de invasões, o coordenador do MST, Valmir Chaves, disse que as ações prosseguirão.