Título: PSDB IMPEDE AVANÇO DA ONDA VERMELHA DO PT
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O país, p. 17

Petistas sofreram derrotas de peso como em SP e Porto Alegre; no 2º turno, conseguiram 3 capitais contra 5 dos tucanos

BRASÍLIA. A onda vermelha não aconteceu desta vez. Pelo contrário, houve uma onda contra o PT e o partido do presidente Lula foi surpreendido com derrotas emblemáticas como em São Paulo e Porto Alegre, além de cidades importantes no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. No rastro da derrota do candidato do PT, Raul Pont, em Porto Alegre, candidatos petistas perderam em Pelotas e Caxias do Sul, duas grandes cidades gaúchas. Também em São Paulo, além da derrota da prefeita Marta Suplicy, o partido perdeu em Santos com a ex-prefeita Telma de Souza. Mas ganhou em Diadema, Santo André e Osasco.

Neste segundo turno, o PSDB conseguiu cinco capitais contra três do PT. Nas quatro capitais onde os dois partidos se enfrentaram diretamente, os tucanos venceram em três. No total, incluindo os prefeitos eleitos no primeiro turno, porém, o PT ficou com nove capitais e o PSDB, com cinco.

No Paraná, os petistas tinham chances em Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa, mas só conseguiram a eleição de Nedson Micheleti em Londrina. Das nove capitais que disputou no segundo turno, o PT só foi vitorioso em três: Vitória, Fortaleza e Porto Velho. E perdeu de virada em Cuiabá, onde Alexandre César vinha liderando contra o tucano Wilson Santos.

O PSDB, por sua vez, ganhou em cinco das sete capitais que disputou no segundo turno. Além de São Paulo e Cuiabá, os tucanos elegeram os prefeitos de Teresina, Curitiba e Florianópolis.

Tucano vence em Ribeirão Preto

No segundo turno, o PSDB venceu também em cidades importantes do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Sorocaba e Piracicaba. Para os tucanos, houve um reequilíbrio de forças. O secretário-geral do PSDB, deputado Bismark Maia (CE), disse que o desempenho no segundo turno recolocou o partido como opção de poder para 2006:

¿ O PSDB sai reconhecido das urnas como opção ao PT. Houve um reequilíbrio de forças na geopolítica do país. A eleição de Serra em São Paulo é simbólica. O Brasil torcia contra a hegemonia petista.

Petistas mais à esquerda, como o deputado Chico Alencar (RJ), fazem uma autocrítica diante de derrotas em cidades importantes. Para Chico, elas devem servir para o partido reavaliar sua estratégia. Ele lembra que o PT só ganhou onde foi autêntico, como em Fortaleza, com Luizianne Lins, e Vitória, com João Coser.

Em Juiz de Fora, um ex-collorido

O PT pode ser considerado vitorioso em Juiz de Fora, Minas Gerais, depois do apoio explícito que a cúpula do partido deu ao candidato do PTB, Alberto Bejani, um antigo aliado do ex-presidente Fernando Collor. Bejani derrotou o tucano Custódio Mattos, que tinha o apoio do ex-presidente e embaixador Itamar Franco.

Em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, outra aliança criticada do PT deu resultado e levou à vitória da petista Marília Campos. Para isso, porém, os petistas aceitaram até o apoio de Newton Cardoso, ex-governador do estado e ex-adversário histórico do PT.