Título: ADVERSÁRIO DE ACM OBTÉM 74% EM SALVADOR
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 01/11/2004, O país, p. 18

João Henrique derrota carlismo na capital baiana depois de 8 anos e tentará reaproximar seu partido com o Planalto

SALVADOR. Prefeito eleito da capital baiana com 74,6% (876.278) dos votos, contra 25,4% (296.986) de César Borges (PFL), João Henrique Carneiro (PDT) se prepara para cumprir esta semana uma agenda de encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de áreas estratégicas para o cumprimento de suas promessas de campanha. Para evitar constrangimentos políticos, ele começa a negociar uma reaproximação do PDT, que está na oposição, com o Palácio do Planalto. Adversário do governador Paulo Souto (PFL-BA), o novo prefeito será obrigado a negociar diretamente com o governo federal a liberação de verbas para a implantação de seus projetos.

¿ Precisamos discutir no partido a governabilidade. Os prefeitos precisam ser liberados para apoiar o governo Lula ¿ argumentou João Henrique.

Responsável pela derrota do carlismo na capital baiana depois de oito anos, João Henrique disse que já conversou com o prefeito reeleito de São Luís, Tadeu Palácio, e com o presidente do PDT, Carlos Lupi, sobre a necessidade de uma aproximação do partido com o Palácio do Planalto. Lupi teria entendido a situação dos prefeitos eleitos e mostrado receptividade à idéia.

ACM: `A incompetência vai se revelar antes de 2006¿

Apoiado por 15 partidos de diferentes tendências ideológicas, desde o PT até o PSDB, passando por PCdoB, PSB, PTB e PMDB, João Henrique sabe que não terá vida fácil na Prefeitura de Salvador. Os carlistas contam com o racha da frente e já anunciaram que vão fazer forte oposição.

¿ Vou fazer uma oposição sistemática a ele. Já estou montando uma equipe para fiscalizar os atos da prefeitura. Mas não vou sair jogando pedras, vou analisar o momento certo de agir ¿ disse o deputado federal ACM Neto (PFL).

Avô do deputado, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL) aposta no fracasso da administração João Henrique antes mesmo de se iniciar o processo de escolha dos candidatos à sucessão de Lula. Para ele, falta competência e experiência administrativa a João Henrique e seus aliados.

¿ A incompetência deles vai se revelar antes de 2006 ¿ afirmou ACM.

Governador promete manter parcerias com prefeitos

João Henrique disse que fará um governo de coalizão e buscará entre os aliados os melhores quadros para integrar seu secretariado. Numa demonstração de unidade, o prefeito eleito reuniu no início da manhã de ontem os principais líderes dos partidos aliados. Em um ônibus fretado pela campanha, o pedetista saiu para votar acompanhado dos ministros baianos e petistas Waldir Pires e Jaques Wagner, de deputados federais e estaduais de PSDB, PSB, PCdoB e PT e de três candidatos derrotados no primeiro turno ¿ Lídice da Mata (PSB), Nelson Pellegrino (PT) e Benito Gama (PTB).

O governador Paulo Souto afirmou que vai manter uma relação institucional com todos os prefeitos eleitos este ano nos municípios baianos, mas deixou claro que espera deles o mesmo empenho. Ao responder especificamente sobre a situação de Salvador, onde o vencedor foi o candidato de oposição, o governador disse estar disposto a manter parcerias em projetos de interesse da cidade, desde que o eleito também se esforce nesse sentido.

¿ Iremos manter as relações que sempre tivemos com todos os prefeitos, respeitando a vontade soberana do povo da Bahia ¿ afirmou.