Título: Partidos já discutem a sucessão de Severino
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 09/09/2005, O País, p. 5

PT acha que deve indicar substituto, mas presidente do PPS discorda: `O partido é o principal envolvido na crise¿

BRASÍLIA. Os partidos políticos já estão discutindo no Congresso a sucessão do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). E o assunto já provoca polêmica, dividindo inclusive a oposição. O líder do PT, Henrique Fontana (RS), pediu ontem ao corregedor Ciro Nogueira (PP-PI) que se faça uma rápida investigação das denúncias do comerciante Sebastião Buani para que, diante do resultado, Severino seja confirmado no cargo ou novas eleições sejam convocadas imediatamente. Para o PT, o partido deveria reivindicar o direito de, tendo a maior bancada, indicar o sucessor de Severino. Mas essa reivindicação não será pacífica.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), veta a escolha de um petista para a presidência, com o argumento de que o PT é o principal envolvido na crise.

¿ Não tem por que a escolha do novo presidente da Câmara respeitar o princípio da proporcionalidade. O PT não pode ser premiado com a presidência da Casa porque ele e seu governo são responsáveis pelo mensalão e pela desmoralização da Câmara ¿ afirma Freire.

Líder do PSDB critica exclusão do PT

Essa postura excludente foi criticada pelo líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP), para quem não se deve falar em nomes e partidos, mas na necessidade de resgatar a imagem da Câmara. Sua avaliação, compartilhada pelo petista Fontana, é de que seria um erro reproduzir a disputa entre governo e oposição, que levou no início do ano à eleição de Severino Cavalcanti. Para Goldman, que faz um mea-culpa pelo fato de muitos tucanos terem apoiado Severino, não pode haver vetos contra ninguém e nem a obrigação de escolher o futuro presidente deste ou daquele partido.

¿ Não podemos repetir a bobagem que já fizemos: a de eleger o Severino. Não pode haver veto ao PT nem pode virar obrigação o futuro presidente ser do PT ¿ diz Goldman.

O líder do PT diz que o futuro presidente da Câmara deve ser um nome que tenha o apoio de todos os partidos da Casa. O que os petistas não aceitam é que o primeiro vice-presidente, Thomaz Nonô (PFL-AL), assuma em lugar de Severino, pois teme que ele use o cargo para abrir um processo de crime de responsabilidade contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Não vamos dar um mandato para quem não foi eleito para isso ¿ observa Fontana.

O PFL defende o afastamento de Severino para que Nonô assuma durante o processo de quebra de decoro contra Severino, que pode durar até 90 dias.

Após a entrevista do empresário Sebastião Buani confirmando o pagamento de propina, até o corregedor, que é amigo de Severino, mudou a atitude de defesa do presidente. Procurado por parlamentares no fim da tarde, Nogueira admitiu que a situação do presidente da Câmara era muito grave.

¿ Se o cheque de Buani aparecer, será batom na cueca. Nesse caso, ele vai enfrentar um processo de cassação. Não tem saída ¿ confidenciou Nogueira, em referência ao cheque que teria sido descontado por um motorista de Severino.

COLABOROU Gerson Camarotti

www.oglobo.com.br/pais