Título: MARINHO É FORMALMENTE DEMITIDO PELOS CORREIOS
Autor:
Fonte: O Globo, 09/09/2005, O País, p. 9

Decisão só valerá a partir de 26 de outubro quando termina licença-médica do ex-chefe

BRASÍLIA. A direção dos Correios formalizou a demissão por justa causa de Maurício Marinho, ex-chefe de Departamento de Contratação e Administração de Material flagrado recebendo propina de R$3 mil em nome do PTB. A demissão foi assinada ontem pelo presidente da empresa, Jânio Pohren, mas só terá efeito prático depois de 26 de outubro, quando termina a licença médica de Marinho.

O motivo da demissão de Marinho foi a comprovação de que o funcionário, em seus 28 anos de carreira, valeu-se do cargo para tirar vantagens pessoais. Uma sindicância que durou 90 dias e um parecer do departamento jurídico respaldam a decisão da direção da estatal.

Após negociar a delação premiada, o próprio Marinho admitiu, em depoimento ao Ministério Público, sua participação no esquema de corrupção nos Correios. Ele confessou ter recebido cerca de R$20 mil entre setembro de 2004 e abril de 2005 para favorecer empresas.

Marinho acusou o ex-diretor de Administração Antônio Osório, seu assessor Fernando Godoy, ambos indicados pelo PTB, e o ex-diretor Comercial Carlos Eduardo Fioravanti, da cota do PMDB, de usarem a estrutura dos Correios para arrecadar fundos para seus partidos.