Título: CONTINUIDADE DO ENSINO TAMBÉM É DESAFIO NO PAÍS
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 09/09/2005, O País, p. 11

Para secretário do MEC, não basta apenas a alfabetização

SÃO PAULO. A primeira conclusão do 5º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) é que sem ter cursado pelo menos até a última série do ensino fundamental dificilmente alguém chega ao nível básico de alfabetização. Já os plenamente alfabetizados são maioria apenas entre os que completaram 11 anos de estudo (57%). Outra constatação é que, embora o nível de escolaridade tenha aumentado ¿ em 2001, 57% dos jovens entre 15 e 24 anos tinham concluído o ensino fundamental, e, em 2003, o número saltou para 67% ¿ a aprendizagem ainda é falha.

¿ Até a gestão de Cristovam Buarque no Ministério da Educação, o foco do governo estava completamente voltado para a questão do analfabetismo. Agora, passaram a usar também o conceito do analfabetismo funcional ¿ disse Fábio Montenegro, presidente do Instituto Paulo Montenegro.

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, confirma.

¿ Não podemos nos satisfazer em tirar os jovens e adultos do obscurantismo do analfabetismo. Procuramos deixar a idéia da simples campanha de alfabetização. Temos que nos preocupar não só com a entrada, mas também com a continuidade da educação.

A análise aponta também a importância do ambiente familiar e da popularização da telefonia na alfabetização. (R.G.)