Título: MINISTRO CRÊ EM EXPANSÃO DE 4% NO ANO
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 09/09/2005, Economia, p. 23

SÃO PAULO. O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, minimizou ontem a queda da produção industrial do país em julho. Ele afirmou que a economia crescerá este ano mais de 4%, acima de todas as projeções.

¿ Nós (do ministério) estamos olhando para a produção (atual), para os investimentos e para as exportações e posso dizer que os resultados são muito bons e que o Brasil crescerá mais de 4% este ano ¿ disse.

Para Furlan, o balanço divulgado no início da semana pela Anfavea, com alta de 5,8% na produção de veículos sobre julho e exportações que passam de US$1 bilhão, mostra uma recuperação concreta dos números da economia do país.

¿ Os números de julho significam olhar para o passado, já que os de hoje são melhores do que os de ontem ¿ afirmou o ministro.

O presidente do BNDES, Guido Mantega, classificou de isolada a queda da produção industrial em julho:

¿ O desaquecimento é pontual no gráfico do crescimento da economia. É um soluço, que se explica também pelo comportamento do setor agropecuário, no qual os investimentos em máquinas e equipamentos caíram 40%, e também pelo crescimento (de 6,7%) das importações de bens de capital, estimuladas pelo dólar barato.

Segundo Mantega, a liberação de recursos pelo BNDES indica que a economia está aquecida. Ele estima que os desembolsos do banco chegarão a R$50 bilhões até dezembro, o que significará um aumento de 25% sobre 2004.