Título: BNDES VAI FINANCIAR EMPRESAS AÉREAS
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 09/09/2005, Economia, p. 26

Linha de crédito especial será destinada à compra de aviões da Embraer

SÃO PAULO. O presidente do BNDES, Guido Mantega, disse ontem que o banco deve lançar ainda em outubro uma linha de crédito especial para que as companhias aéreas brasileiras possam comprar os jatos fabricados pela Embraer. Quarta maior fabricante de aviões do mundo, a Embraer não consegue vender seus jatos para empresas nacionais por causa dos altos juros dos financiamentos internos, que tornam seus aviões muito mais caros que os modelos estrangeiros.

A criação de uma linha de crédito do BNDES com custo compatível com os financiamentos internacionais do setor é um pleito que a Embraer fazia ao banco há tempos.

¿ Com certeza (a linha do setor aeroespacial) vai sair antes de novembro ¿ disse Mantega, ontem em entrevista na sede do BNDES em São Paulo.

TAM estuda possibilidade de comprar aviões da Embraer

Embora tenha evitado fixar uma data para o lançamento, o presidente do BNDES antecipou que a linha de crédito para o setor aéreo será em dólares, com juros referenciados pela Libor. Ele informou ainda que os financiamentos devem estender-se a todos os segmentos da indústria aeronáutica.

¿ Estamos estudando também um meio de não só financiar a montagem dos aviões (a partir da encomenda da companhia aérea) pela Embraer, mas de fabricar uma parte dos componentes, muitos deles importados, aqui no Brasil ¿ explicou Mantega.

A TAM, por exemplo, informou que decidirá até o fim do ano que modelo irá adquirir para substituir os Fokker 100 de sua frota (hoje, são 23 dessas aeronaves). E seu presidente, Marco Antonio Bologna, já afirmou em encontros com investidores e analistas de mercado, que o Embraer-190 é a melhor opção do mercado para aparelhos de cem lugares.