Título: CONSELHO PODE PÔR PROCESSO NO INÍCIO DA FILA
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse ontem que o processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), que a oposição promete apresentar na terça-feira, poderá ser apreciado antes dos 18 sugeridos pelas CPIs dos Correios e do Mensalão. Izar explicou que basta que esta seja a vontade da maioria do plenário do conselho, o que aceleraria a investigação da denúncia de que Severino cobrava propina do empresário Sebastião Buani, que explora restaurante na Câmara.

¿ O Conselho de Ética pode decidir, em votação, colocar este caso na frente dos demais ¿ disse Izar.

Sua intenção é distribuir os processos para que tramitem simultaneamente. Nesse caso, sem furar a fila, a agilidade dependerá da disposição do relator de convocar as testemunhas de defesa que forem apresentadas por Severino.

Izar citou como exemplo o processo de José Dirceu, cuja oitiva de testemunhas será concluída esta semana pelo relator, deputado Julio Delgado (PPS-MG). Depois que o processo por quebra de decoro chega ao conselho, o acusado não se livra da cassação dos direitos políticos mesmo que peça licença ou renuncie ao mandato de deputado. (Ilimar Franco)