Título: CORREGEDOR DA CÂMARA PROCURA MOSTRAR ISENÇÃO EM RELAÇÃO AO ALIADO
Autor: Gerson Camarotti e Adriano Ceolin
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O País, p. 8

`Não é uma coisa agradável tudo isso¿, afirma o deputado Ciro Nogueira

BRASÍLIA. As fortes evidências de culpa de Severino Cavalcanti (PP-PE) impedem que o corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), um de seus mais fiéis aliados, faça qualquer movimento para ajudá-lo a salvar o mandato. Pelo contrário. Ao assumir publicamente a amizade com o presidente da Câmara, Ciro se vê obrigado a mostrar isenção diante do iminente processo de cassação. Como fez ontem, ao afirmar que concluirá em uma semana a investigação da sindicância interna.

Ciro descartou a possibilidade de qualquer acordo para preservar Severino. Dizendo-se constrangido, ele torce para que o comerciante Sebastião Buani apresente logo, ou não, o cheque que teria sido utilizado para fazer um dos pagamentos do ¿mensalinho¿ a Severino.

¿ Ninguém vai aceitar qualquer tipo de acordo. O cheque é uma prova forte, definitiva. Eu estou esperando que seja apresentado. Se não, vai ficar uma questão de palavra contra outra. Eu tenho interesse de resolver tudo isso o mais rapidamente possível ¿ disse Nogueira.

No fim da tarde, o deputado contou ter telefonado para Severino, quando ele ainda estava em Nova York. O corregedor adiantou que ele não deverá comandar a sessão de quarta-feira, em que será votado o pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Líder do PFL elogia postura do corregedor da Casa

Nogueira garante que, apesar de ser aliado e amigo do presidente da Câmara, vai conduzir a investigação com isenção:

¿ Não é uma coisa agradável tudo isso, mas tenho de cumprir o meu dever. Vou saber separar as coisas.

A postura de Ciro Nogueira foi elogiada pelo líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA). O pefelista visitou-o no fim da tarde de ontem e sugeriu que Ciro convencesse Severino a renunciar. Filiado ao PFL até 2004, o corregedor, a quem Severino chama de ¿meu filho¿, ouviu Aleluia mas adiantou que, por ora, o presidente não pensa na hipótese de deixar a Câmara.

¿ Vim dar apoio ao Ciro. Ele está conduzindo tudo com muita dignidade ¿ disse Aleluia.

Já em seu gabinete, o líder da minoria avaliou que considera a renúncia a melhor solução para Severino, apesar de o PFL poder ser beneficiado apenas com a licença ¿ o que colocaria automaticamente o primeiro vice-presidente José Thomaz Nonô (PFL-AL) no comando da Mesa Diretora por 120 dias.

¿ Sabemos que Nonô pode conduzir bem a Casa, mas o PFL não é oportunista ¿ disse.