Título: PONT E POMAR EMPOLGAM EM DEBATE NO RIO
Autor: Toni Marques
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O País, p. 9

Ricardo Berzoini diz que investigação é objetivo secundário

Num confronto de visões sobre os rumos do partido, o candidato da situação despertou menos entusiasmo que alguns de seus seis opositores no debate realizado ontem à noite no Rio entre os candidatos à presidência do PT. Raul Pont e Valter Pomar foram muito mais aplaudidos durante a exposição que o candidato do Campo Majoritário, o ex-ministro Ricardo Berzoini, que defendeu que a preparação para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a tarefa mais importante do PT.

¿ Podemos nos perder no debate se o parlamentar do PT que eventualmente recebeu recursos de caixa dois deve ser expulso ou não, deve ser cassado ou não. Esse debate tem que ser feito, mas não é prioritário.

População precisa de projeto de transformação, diz Pont

Raul Pont atacou a direção nacional do PT por impedir a investigação de acusações contra dirigentes. Disse que o diretório nacional apenas homologa decisões tomadas pela cúpula do Campo Majoritário:

¿ Chega de presidente (do partido) que é emissário do governo.

Valter Pomar atacou o Campo Majoritário, afirmando que a corrente fracassou e por isto tem de perder a presidência.

Já Plínio de Arruda Sampaio atacou o governo usando Berzoini como exemplo, por causa da reforma da Previdência, e afirmou que o PT não pode ser um partido assistencialista:

¿ O PT tem que lutar pela distribuição de renda.