Título: PF VAI INTIMAR DIRCEU PARA DEPOR SOBRE MENSALÃO
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O País, p. 11

Mas ainda não foram encontradas provas sobre suposta mesada

BRASÍLIA. A Polícia Federal vai intimar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) e mais nove deputados federais para depor no inquérito sobre o suposto repasse de recursos do caixa dois do PT a parlamentares da base. Dirceu foi apontado pelo deputado Roberto Jefferson (RJ), ex-presidente do PTB, como um dos criadores do suposto mensalão. A intimação de Dirceu foi solicitada pelo procurador-geral da República, segundo um dos investigadores do caso.

Em três meses de inquérito, a PF não encontrou provas do mensalão. Mas, em depoimento ao Ministério Publico e à CPI dos Correios, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares disse que o partido usou caixa dois para pagar despesas de campanha de petistas e aliados. Um dos operadores do esquema, o empresário Marcos Valério de Souza, disse que Dirceu sabia dos empréstimos que fez no Banco Rural para bancar despesas de políticos indicados por Delúbio.

A data do depoimento de Dirceu não está decidida. Na próxima semana, a PF quer interrogar o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e Jefferson. Também estão intimados os deputados Carlos Rodrigues (PL-RJ), Josias Gomes (PT-BA), Romeu Queiroz (PTB-MG), José Borba (PMDB-PR), Paulo Rocha (PT-PA), Vadão Gomes (PL-GO) e José Janene (PP-PR). O publicitário Duda Mendonça será reconvocado. Eles estão na lista dos principais beneficiários de repasses de Valério.

Dificuldade para ouvir três deputados

A PF tem reclamado da dificuldade de ouvir João Paulo, Josias e Rodrigues. Os deputados têm foro privilegiado e podem escolher lugar, data e horário do depoimento. Nos últimos dias a PF concentrou as investigações na análise dos documentos recolhidos em endereços de Duda. A PF e o Ministério Publico pediram ao Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros, do Ministério da Justiça, o rastreamento de contas de Duda no exterior.

O pedido de cooperação deverá ser enviado às autoridades americanas na próxima semana, após uma reunião dos dirigentes do Departamento de Recuperação de Ativos com o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, que cuida do inquérito do mensalão.