Título: SKAF: PALOCCI GARANTE DEBATE SOBRE TARIFA
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 10/09/2005, Economia, p. 25

Presidente da Fiesp teme efeito de queda na taxa de importação

BRASÍLIA. O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, informou ontem que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, garantiu que as discussões sobre a redução das tarifas de importação estão apenas engatinhando e que o setor privado será amplamente ouvido em cada uma das etapas de negociação. Na avaliação do empresário, a necessidade de um corte expressivo das taxas é uma opinião da Fazenda e não configura uma posição de governo.

¿ Não pode ser nada irresponsável para expor a indústria brasileira. A realidade é que temos um custo Brasil, de juros altos, carga tributária alta, que temos de levar em conta (na hora de expor o produtor nacional à concorrência) ¿ disse Paulo Skaf, que se encontrou com Palocci no fim da tarde.

A Fazenda elaborou uma proposta inicial em documento que circula no meio empresarial e que tem como objetivo as negociações de comércio internacional. Segundo Skaf, o Brasil tem uma alíquota consolidada de 35% para produtos industriais importados, mas não a aplica a todos os itens. Skaf disse que se trata de um teto a ser utilizado ou não para incentivar a produção local. As primeiras propostas, acrescentou ele, seriam para uma queda a níveis praticados em países desenvolvidos (10,5%). Skaf defendeu que uma mudança de alíquota em produtos industriais só ocorresse em troca de benefícios nas negociações.