Título: BIRD: PAÍSES RICOS SÃO VULNERÁVEIS
Autor: Ana Lucia Borges
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O Mundo, p. 33

WASHINGTON e OSLO. O furacão Katrina pode servir de alerta para os países desenvolvidos, também vulneráveis às tragédias naturais resultantes do aquecimento global, disse ontem o vice-presidente do Banco Mundial para o Desenvolvimento Ambiental e Socialmente Sustentável, Ian Johnson. Segundo ele, países ricos e pobres estão sujeitos aos impactos ambientais.

¿ Pense no impacto catastrófico que isso teve em um dos países mais organizados e ricos do mundo. Transfira isso para um país que não seja tão organizado e rico, mas não necessariamente pobre, e que possa não ter a mesma capacidade de lidar com esse tipo de coisa. O Katrina é uma tragédia, mas talvez seja um alerta para todos nós ¿ disse.

Além de incentivar as negociações para a redução de emissões de carbono, Johnson disse que o Banco Mundial está trabalhando com a iniciativa privada para encontrar formas de proteger os países pobres das alterações ambientais que devem decorrer do aquecimento global.

A Comissão Européia e vários ambientalistas engrossaram o coro dos alertas, dizendo que o pior ainda estaria por vir.

¿ Sabemos que a freqüência desses desastres vai aumentar com o aquecimento global. É preciso, não somente buscar meios de desacelerar esse aquecimento, mas também elaborar planos de ações eficazes ¿ disse a porta-voz da Comissão Européia, Barbara Helfferich.

Os EUA e sua decisão de não ratificar o Protocolo de Kioto são os maiores alvos de críticas.

¿ O número de ciclones tropicais está estável em 90 por ano, mas pesquisas mostram que eles estão ficando mais intensos. O presidente americano está indiferente a tudo isso ¿ disse um porta-voz do WWF.