Título: PREMIER JAPONÊS DEVE SER REELEITO AMANHÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O Mundo, p. 34

Pesquisas indicam que Koizumi obteria maioria absoluta na Câmara para continuar seu programa de reformas

TÓQUIO. A coalizão de governo do primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, deve ganhar com ampla maioria as eleições gerais de domingo. De acordo com pesquisas encomendadas por três jornais japoneses, o Partido Liberal Democrata (PLD) tem uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais sobre o seu principal rival, o Partido Democrático do Japão (PDJ). Segundo o jornal ¿Asahi¿, o partido de Koizumi deve obter pelo menos 241 das 480 cadeiras da Câmara dos Deputados, conquistando a maioria absoluta.

O sucesso do PLD nas eleições de domingo seria principalmente uma vitória pessoal de Koizumi, que transformou o pleito numa espécie de plebiscito sobre seu plano de privatização do serviço postal. O premier convocou eleições após dissidentes no partido ajudarem a oposição a impedir a privatização dos correios, um gigante com um patrimônio de US$3 trilhões.

¿ Vamos derrotar certos elementos que destroem a política na tentativa de proteger seus próprios interesses ¿ declarou Koizumi ontem.

¿Teatro Koizumi¿ atrai eleitores

A partir daí, a campanha se tornou uma das mais movimentadas da História do Japão e incluiu a expulsão dos 37 parlamentares anti-reformistas do PLD. O caso fascinou um país acostumado a campanhas discretas, sem questões polêmicas ou personalidades destacadas.

As pesquisas do ¿Asahi¿ e de mais três jornais mostram ainda que o PLD está se saindo bem com eleitores independentes e de zonas urbanas, que nas últimas eleições tenderam a votar na oposição. Na pesquisa do ¿Mainichi¿, 41% afirmaram que vão votar no PLD, contra 26% que se inclinam pelos democratas. No ¿Yomiuri¿, as proporções foram 42% e 20%.

Ao colocar sua carreira em jogo pela privatização, Koizumi conquistou a simpatia de muitos eleitores.

¿ Vou votar no PLD porque sou a favor da reforma postal ¿ disse Kaori Hagino, que nunca votou no partido do governo. ¿ Koizumi é bastante agressivo. Gosto dele porque fala o que pensa.

O PLD tinha 249 cadeiras e o Novo Komeito 34 antes de a Câmara ser dissolvida, contra 175 dos democratas. Mas 37 membros do PLD se recusaram a votar a favor da reforma e agora estão fora da lista partidária. Mesmo assim, pesquisas indicam que o partido pode obter no mínimo 241 cadeiras.

A privatização dos correios é a pedra fundamental das reformas econômicas propostas por Koizumi ao assumir o cargo, em 2001. Pessoas a favor dizem que a medida dará vigor à economia. Mas críticos temem a perda de empregos e a deterioração do serviço nas zonas rurais.

A eleição se divide em duas partes: disputas majoritárias nos distritos, em que eleitores votam em candidatos, e a representação proporcional, em que votam nas listas partidárias.

Analistas dizem que os democratas não conseguiram capitalizar as divisões no PLD, que tem governado o Japão na maior parte dos últimos 50 anos. A manobra ¿ ou o Teatro Koizumi, como foi chamada pela imprensa ¿ deve elevar o comparecimento às urnas. O jornal ¿Yomiuri¿ informou que 78% dos entrevistados em sua pesquisa pretendem votar. Em 2003, 59,86% dos eleitores votaram.