Título: MUBARAK É ELEITO PARA O 5º MANDATO
Autor:
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O Mundo, p. 34

Pleito no Egito foi o 1º com vários candidatos; 23% dos eleitores votaram

CAIRO. Num pleito marcado pelo comparecimento às urnas de apenas 23% do eleitorado e por acusações de fraude e abusos feitas por grupos de direitos humanos, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, foi eleito ontem com maioria esmagadora para seu quinto mandato de seis anos.

Derrotando nove concorrentes (a maioria pouco conhecida), Mubarak obteve 88,6% dos votos, na primeira eleição em que os egípcios puderam escolher entre mais de um candidato. O principal rival do presidente, Ayman Nour, do partido liberal Amanhã, recebeu 7,6% dos votos.

Apesar de haver mais candidatos, o baixo comparecimento às urnas se deve à crença da maior parte dos egípcios de que o jogo era de cartas marcadas e Mubarak seria reeleito de qualquer maneira por meio de fraudes.

Desde 1952 nenhum líder egípcio sai pelo voto

Mubarak, de 77 anos, governa o Egito desde 1981, quando o presidente Anwar Sadat ¿ de quem ele era vice ¿ foi assassinado por extremistas religiosos numa parada militar. Desde 1952, quando a monarquia foi derrubada num golpe militar, nenhum presidente egípcio deixou o poder por meio de eleições.