Título: FRANCESES DESCONFIADOS
Autor: John Lichfield
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O Mundo, p. 34

Sigilo sobre saúde de Mitterrand lembrado

PARIS. A alta médica de Chirac não dissipou as dúvidas. Durante a semana, comunicados médicos lacônicos ¿ redigidos, de fato, pelo Palácio do Eliseu ¿ ajudaram a alimentar uma onda de desconfiança. Nos debates na TV, telespectadores ligavam, irados, exigindo ¿a verdade¿. Oficialmente, Chirac teve ¿um pequeno acidente vascular¿ que provocou ¿um hematoma de pequeno porte¿ e problemas na visão. Só isso.

Mas num país que descobriu, atônito, que o então presidente François Mitterrand morria de um câncer que ele escondeu durante anos, o ¿pequeno acidente¿ de Chirac não convence.

Alguns se perguntam porque o presidente ficou uma semana no hospital se o acidente vascular é benigno.

¿ Há dúvidas sobre a extensão do acidente ¿ confirmou Pascal Perrineau, do Centro de Estudos da Vida Política Francesa.

Na ausência de informação, é a agenda política do presidente nas próximas semanas que vai responder. O primeiro teste pode ser já na terça-feira, quando Chirac é esperado em Nova York, na reunião de cúpula da ONU sobre a luta contra a pobreza. Como no caso do presidente Lula, este é um dos temas internacionais preferidos de Chirac. Se ele não for, os temores sobre seu estado de saúde podem consumar seu enterro político.