Título: Jefferson ameaça fazer denúncias e intimida PTB
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 11/09/2005, O País, p. 11

Deputado estaria constrangendo companheiros de legenda para fazer oposição ao governo e articula para adiar seu julgamento

BRASÍLIA. O constrangimento tomou conta do PTB nos últimos dias. O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) vem ameaçando fazer novas denúncias no seu discurso de defesa do mandato na sessão que deve votar a sua cassação, prevista para a próxima quarta-feira, mas que pode não ocorrer. Segundo parlamentares petebistas ouvidos pelo GLOBO, Jefferson estaria disposto a atacar o já combalido presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), e pela primeira vez pode abrir fogo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com as denúncias de propina contra Severino, Jefferson viu a possibilidade de articular o adiamento de seu julgamento no plenário da Câmara. Quanto mais tempo ganhar, maiores serão as chances de se defender.

Mas o que mais tem incomodado o PTB é a postura beligerante de Jefferson contra o governo, porque a maioria da bancada discorda da oposição raivosa ao Planalto. Ele estaria intimidando os colegas de legenda para fazer oposição ao governo. Tem deixado em situação delicada o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia (PTB).

- Todo mundo tem medo de Jefferson. Por isso ele continua mandando no partido, mesmo sem ser presidente. Ele impõe suas vontades, mesmo que isso não seja consenso no partido. E ninguém tem coragem de enfrentá-lo - revela um integrante da executiva do partido.

A prova de seu poder no partido é que boa parte da bancada foi surpreendida na semana passada quando, na propaganda eleitoral na televisão do PTB, ele fez uma ameaça implícita ao afirmar que a história do mensalão era contada pela metade.

- A história está sendo contada pela metade - disse ele, para espanto dos petebistas.

O constrangimento foi maior há duas semanas, no dia que o Conselho de Ética aprovou por unanimidade o pedido de cassação de Jefferson. Naquela mesma noite, no programa partidário do PTB, a vereadora Cristiane Brasil, filha de Jefferson, apareceu em defesa do pai, que exigira um grande espaço no programa do partido.

A tensão no partido é tamanha que foi destacado um grupo de parlamentares para monitorar os passos de Jefferson diariamente. Além de Sérgio Zambiazi (PTB-RS) e do líder da bancada, deputado José Múcio (PE), a tropa inclui os deputados Antônio Fleury Filho (PTB-SP) e Íris Simões (PTB-PR). Esse grupo acompanha Jefferson não só por telefone, mas também pessoalmente.

Vários parlamentares do PTB já falam nos bastidores que votarão contra Jefferson.

A avaliação no núcleo do PTB é que Jefferson não tem mais o que perder. Por isso, está levando o partido para o buraco. Quando alguém tenta fazer uma ponderação contrária, reage e manda recados para integrantes do partido de que pode revelar histórias de mensalão.

É com esse comportamento que ele controla o tesoureiro informal da legenda, Emerson Palmieri, que sabe muito ou quase tudo o que Jefferson fez como presidente do PTB. Palmieri já desabafou com amigos que se sente forçado a continuar confirmando em depoimentos e entrevistas a estratégia de defesa do ex-presidente da legenda.