Título: NAS ASAS DA CRISE, LULA RETOMA VIAGENS AO EXTERIOR
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 11/09/2005, O País, p. 12

Presidente faz roteiro de 55 dias pelo Brasil e agora se dedica a cumprir agenda internacional

BRASÍLIA. Depois de 55 dias cumprindo um roteiro de viagens pelo Brasil, quando falou sobre a crise política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou suas viagens internacionais. Semana passada, foi ao Peru e encontrou-se com o presidente Alejandro Toledo e militantes petistas, quinta-feira, quando levou a crise para além das fronteiras brasileiras. E estará fora do Brasil a partir de amanhã e durante toda a semana - na qual a grave situação política terá novos ingredientes por causa das denúncias contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), e da votação do pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Enquanto Severino e Jefferson estarão tentando salvar seus mandatos, Lula irá à Guatemala, onde se reunirá com o presidente Óscar Berger, para tratar do combate à fome. Ainda estará com chefes de Estado do Sistema de Integração Centro-Americano (Sica), formado por mais sete países da América Central, para discutir relações comerciais. De lá, seguirá para Nova York, onde participará da abertura da Assembléia Geral da ONU.

Até o fim do ano, Lula ainda visitará mais cinco países: Espanha, Portugal, Rússia, Inglaterra e Uruguai. Em 2006, apesar da expectativa de um difícil ano eleitoral, Lula já prometeu que voltará à Nigéria para participar da Cúpula de Países Sul-Americanos e Africanos.

A avaliação no governo é de que Lula não pode prejudicar a agenda internacional por causa da crise. E que, embora preocupe, a crise não tem como ficar pior do que já esteve.

O principal momento de Lula na ONU deve ocorrer na quarta-feira, com a reunião do grupo de países formado por Brasil, França, Espanha, Alemanha, Chile e Argélia visando a encontrar soluções para a fome nos nações pobres. A expectativa é de que Lula apoiará a proposta do presidente francês Jacques Chirac, de criar uma taxa sobre as passagens aéreas para ajudar os países mais pobres. Chirac anunciou a idéia mês passado.

Desde o início do governo, Lula fez 51 viagens internacionais e passou por 72 países. Em 33 meses de mandato, o presidente ficou exatamente 117 dias no exterior. Na África, Lula esteve quatro vezes e prometeu ir àquele continente pelo menos uma vez por ano. No primeiro ano de governo, Lula fez 18 viagens internacionais: ficou 53 dias fora do Brasil, visitando 32 países. Em 2004, foram 21 viagens internacionais. Lula passou 39 dias no exterior e visitou 21 países.