Título: CPI dos Correios vai recomendar privatizar o IRB
Autor:
Fonte: O Globo, 11/09/2005, O País, p. 14

Irregularidades devem acelerar venda do controle da empresa

BRASÍLIA. A descoberta de irregularidades em operações no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) pode acelerar o processo de privatização da estatal. O relatório da CPI dos Correios deve trazer recomendações para que seja vendido o controle da empresa, criada em 1939 para ser a responsável por repassar a companhias no exterior o risco dos grandes contratos de seguro do mercado nacional. Em meio às denúncias de que o IRB seria usado para financiar grupos políticos, pode avançar o processo de privatização.

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), informou que a proposta foi discutida em reunião, semana passada, com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Nos próximos dias, o senador vai se encontrar com o presidente do IRB, Marcos Lisboa, para elaborar uma proposta que será submetida ao relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

- Em todo o mundo, na área de seguros, se procura dividir o risco. Só o estado brasileiro assume todo o risco do resseguro. Vamos propor a privatização - afirmou Delcídio.

Mesmo antes da instalação da CPI, já havia surgido a denúncia, feita pelo ex-presidente do IRB Lídio Duarte, de que Roberto Jefferson cobrava ajuda da direção da estatal para arrecadar dinheiro para o PTB.